Salada Verde

Ministério Público terá programa de proteção das bacias hidrográficas

Projeto do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) defende o direito de acesso à água doce e potável, com a proteção das unidades territoriais das bacias hidrográficas

Sabrina Rodrigues ·
22 de março de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Juan Carlos Calvo Barrios/Flickr

Um promotor sozinho não consegue conter a degradação dos recursos hídricos, mas um grupo especializado deles pode defender o direito à água. Foi com essa ideia que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apresentou, na quarta-feira (21), o projeto Ação Nacional em Defesa dos Recursos Hídricos, no Fórum Mundial da Água.

Com o programa, os Ministérios Públicos da União e dos Estados poderão formar grupos de atuação integrada por bacias hidrográficas. A ideia é defender o direito de acesso à água doce e potável em quantidade e qualidade suficientes para seus usos múltiplos, com a proteção das unidades territoriais das bacias hidrográficas.

“A ação isolada de um promotor de Justiça não é eficiente para proteção dos recursos hídricos. Com o novo arranjo que está sendo pensado, o Ministério Público terá uma ação mais produtiva, maximizando os resultados alcançados na defesa da água”, explicou Tarcila Gomes, membro auxiliar da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do CNMP, que apresentou o Programa no evento.

Uma das principais atribuições dos grupos de atuação integrada será realizar um levantamento, com apoio técnico ambiental, que servirá como diagnóstico da região protegida. “Baseados nesse diagnóstico, os grupos traçarão as melhores estratégias de atuação para a proteção dos mananciais, levando em consideração a realidade de cada bacia hidrográfica ou corpo hídrico trabalhado”, disse Tarcila Gomes.

 

Leia Também

Mais de 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050, diz ONU

O que é uma Bacia Hidrográfica

ONGs denunciam Brasil à ONU por violar direito à água e ao saneamento

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
21 de março de 2018

ONGs denunciam Brasil à ONU por violar direito à água e ao saneamento

No Fórum Mundial da Água, entidades entregam documento ao relator especial da ONU com lista de violações feitas pelo Brasil contra o direito humano à água e ao saneamento

Dicionário Ambiental
29 de abril de 2015

O que é uma Bacia Hidrográfica

Saiba mais sobre esta fundamental fonte de água, necessária ao abastecimento, agricultura, geração de energia e manutenção da vida dos ecossistemas.

Salada Verde
20 de março de 2018

Mais de 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050, diz ONU

Durante o Fórum Mundial da Água, organização lança relatório mundial sobre a gestão da água e aponta as chamadas SbN (Soluções baseadas na Natureza) como alternativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.