Salada Verde

Minas Gerais abre processo seletivo para contratar brigadistas

São oferecidas 286 vagas para brigadistas e duas para líderes regionais de brigada. As inscrições vão até 23 de abril

Sabrina Rodrigues ·
17 de abril de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Semad/Divulgação.
Foto: Semad/Divulgação.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais abriu, na quinta-feira (13), processo seletivo para o preenchimento de 288 vagas, sendo 286 para brigadistas e duas para líderes regionais de brigada nas Unidades de Conservação Estaduais (UCs) e nas Unidades Operacionais da Força Tarefa Previncêndio do Estado.

O contrato é temporário, com duração de quatro meses, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 1.218,10 para brigadistas e de R$ 2.436,20 para líder regional de brigada, mais auxílio-alimentação e auxílio transporte (quando couber).

Para a vaga de brigadista, o candidato deverá ter, no mínimo, o ensino fundamental incompleto. Já para o posto de líder regional de brigada é exigido o ensino médio completo. Além disso, os candidatos precisam ser maiores de idade e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

Os candidatos ao cargo de líder regional de brigada deverá anexar o certificado/declaração de brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais emitido entre 2008 e 2016 por entidades públicas, organizações não governamentais ou escolas de formação de brigadistas. O documento deve estar assinado por da instituição e ter carga horária mínima de 24 horas.

O processo seletivo simplificado será em três fases para brigadistas e quatro para líder de brigada. A primeira etapa inclui a análise e comprovação dos documentos originais. Os classificados para a segunda fase farão um curso de formação de brigada Previncêndio, com duração de 32 horas, onde o candidato precisará ter, no mínimo, 60% de aproveitamento. A terceira fase será realizado teste de aptidão física e de habilidade para o uso de ferramentas agrícolas.

Na última etapa, os líderes de brigada passarão por uma entrevista.

As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até às 23h59 do dia 23 de abril, somente pela internet (clique aqui para fazer a inscrição)

Para ter acesso às informações relativas a documentos e ao edital clique aqui.

 

Leia Também

Brigadistas brasileiros combatem fogo no Chile

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
19 de janeiro de 2012

Brigadistas brasileiros combatem fogo no Chile

Em uma das piores temporadas de incêndios florestais no Chile, profissionais do Ibama foram chamados para ajudar o governo chileno. Veja imagem de satélite e mapa interativo com dados dos focos de calor.

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.