Salada Verde

Mancha de óleo atinge 10 quilômetros do Rio Negro em Manaus

Produto vazou de um barco usado para empurrar balsas, que afundou na segunda-feira (27), na Zona Leste da capital do Amazonas

Vandré Fonseca ·
30 de agosto de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A mancha. vista de cima Foto: Ricardo Oliveira/Ipaam.

Uma mancha de óleo cru se espalhou por dez quilômetros da orla do Rio Negro,  na zona urbana de Manaus (AM), segundo informações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O vazamento ocorreu na segunda-feira, 27 de agosto, quando um empurrador de balsas com 1.800 litros do produto naufragou em um porto na Zona Leste da cidade.

Mancha vista de perto. Foto: Ricardo Oliveira/Ipaam.

A mancha atingiu um ponto de captação de água que abastece parte da periferia da cidade. Não houve contaminação, mas estão sendo feitas análises periódicas para confirmar a qualidade da água. Ainda não há notícias também de impactos graves sobre a vida aquática na área afetada.

O Ipaam divulgou ter embargado o porto de balsas onde ocorreu o acidente, pelo não cumprimento de normas de operação. Segundo informações da assessoria de imprensa, as medidas tomadas pela empresa para evitar que o produto se espalhasse foram consideradas falhas. O porto, que tinha licenciamento ambiental para funcionar, está embargado. O Ipaam aguarda um relatório sobre os danos provocados para definir o valor da multa a ser aplicada.

 

 

 

 

Foto: Ricardo Oliveira/Ipaam.

 

 

Leia Também 

8 mil litros de óleo vegetal vazam no mar de Fortaleza

Óleo de cozinha vira combustível

Óleo sobre tela (d’água)

 

Leia também

Fotografia
22 de outubro de 2013

Óleo sobre tela (d’água)

Uma imagem ao mesmo tempo fascinante e de tristes consequências. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Reportagens
22 de dezembro de 2011

Óleo de cozinha vira combustível

É possível transformar carros a diesel em veículos movido a óleo vegetal reciclado. Veja infográfico sobre como é feita a reciclagem e como funciona o motor.

Notícias
15 de abril de 2015

8 mil litros de óleo vegetal vazam no mar de Fortaleza

Derramamento ocorreu durante transferência do óleo de palma entre navios. Ibama acompanha o acidente ocorrido na semana passada.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Glauco diz:

    Pois então;.. quantos mais descasos em um Brasil lotado de descasos! Museus pegando fogo, mineradoras poluindo e matando, rios sendo contaminados…nossa água, bem maior!


  2. Paulo diz:

    Mais uma m……………. feita. E para corrigir e limpar, iihihihiiii…………………………………


    1. Glauco diz:

      Isso mesmo..para limpar isso tem que se ter estrutura e pessoal treinado. Observe a foto do servidor público demonstrando todo o seu DESPREPARO frente ao ocorrido. Onde estão seus EPIs? Posar pra foto em um momento desses? Menos, bem menos…