Salada Verde

Mais de 90% dos brasileiros gostariam de ter mais contato com a natureza, diz Ibope

Levantamento encomendado pelo WWF-Brasil revela o que pensa o cidadão sobre questões como ameaça ao meio ambiente, serviços ambientais e proteção ambiental

Sabrina Rodrigues ·
4 de setembro de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Noventa e um por cento dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia. Foto: Cesar I. Martins/Flickr.

 

O brasileiro quer ficar mais perto da natureza, acha que o desmatamento é a maior ameaça para a natureza e acredita que cuidar do verde é uma responsabilidade também do cidadão. O raio-x sobre o que pensam os brasileiros sobre as áreas protegidas e o meio ambiente é fruto de uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência e encomendada pelo WWF-Brasil.

Os pesquisadores foram a campo, em todas as regiões do país, entre os dias 21 e 26 de junho deste ano, e realizaram 2.002 entrevistas com homens e mulheres com idade a partir de 16 anos. A amostra tem representativa nacional. Essa é a segunda vez que o Ibope faz esse levantamento. A primeira foi em 2014.

Veja alguns dos resultados do levantamento realizado:

 

Contato com a natureza

A pesquisa deixa claro um aumento do interesse dos brasileiros pelo tema. O desejo de mais contato com a natureza aumentou. Noventa e um por cento dos perguntados afirmaram que gostariam de ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia, o percentual em 2014 era de 84%. Ao mesmo tempo, 54% não estão satisfeitos com as áreas verdes em suas cidades, o número era 56% há quatro anos.

Ameaça à natureza

O desmatamento das florestas é considerado a maior ameaça para a natureza, com 27% das menções, seguido pela poluição das águas (26%).

Orgulho nacional

Perguntados sobre os motivos que os brasileiros consideram razões de orgulho para o país houve uma queda em relação ao ano de 2014, quando 58% dos brasileiros entrevistados afirmaram orgulho do meio ambiente e suas riquezas. Esse número cai para 39% em 2018. Apesar disso, o meio ambiente ainda lidera o ranking de orgulho nacional.

Serviços ambientais (Benefícios) das Unidades de Conservação

Quando apresentados a uma cartela indicando os possíveis benefícios (serviços ambientais) que as Unidades de Conservação geram para a sociedade, os entrevistados apontam a melhoria qualidade do ar (51%), proteção de nascentes e rios (45%) e proteção da diversidade de animais e plantas (44%) como principais benefícios.

Saiba Mais

Pesquisa completa Unidades de Conservação 2018

 

Leia Também

Pesquisa mostra avanço na consciência ambiental do brasileiro

Pesquisa destaca a importância da contribuição popular para a ciência

Desafio mundial convoca cidadãos a conhecerem a natureza do seu local

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2018

Desafio mundial convoca cidadãos a conhecerem a natureza do seu local

Desafio Natureza nas Cidades 2018 será realizado de 27 a 30 de abril, com 65 cidades ao redor do mundo competindo para registrar o maior número de espécies de plantas e animais

Notícias
4 de março de 2018

Pesquisa destaca a importância da contribuição popular para a ciência

Dados provenientes da ciência tradicional e da “ciência cidadã” são avaliados em sua colaboração para o conhecimento da avifauna neotropical

Notícias
17 de agosto de 2012

Pesquisa mostra avanço na consciência ambiental do brasileiro

Pela primeira vez desde que a primeira pesquisa foi feita em 1992, o tema meio ambiente figura na lista dos 10 maiores problemas do país.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.