Salada Verde

Lançada cartilha em inglês para desmentir Ricardo Salles

Na semana em que o ministro do Meio Ambiente está em visita ao exterior para dar defender a política ambiental do governo, livreto exibe as inconsistências na retórica de Salles

Sabrina Rodrigues ·
26 de setembro de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está na Europa para uma série de encontros para minimizar os danos na imagem do Brasil. Cartilha lançada por ONGs pretende apontar as inconsistências nas falas do ministro. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.

Uma cartilha para rebater as falas do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi produzida pelas organizações Greenpeace, ClimaInfo e Observatório do Clima. Com o título The Ricardo Salles Fakebook – A Guide to the Falsehoods and Rhetorical Tricks of Brazil’s Environment Minister (“O livro de Mentiras de Ricardo Salles – Um Guia para as Mentiras e Artimanhas Retóricas do Ministro do Meio Ambiente do Brasil”, em tradução livre), o livreto narra e critica desde as ações, tomadas de decisões do ministro até as suas entrevistas na imprensa.

A cartilha já começa elencando aquilo que os organizadores chamam de “Os 3 melhores fatos que você não sabia sobre Ricardo Salles”:

  1. Disse à mídia brasileira que ele tinha mestrado na Universidade de Yale. É mentira. Ele não tem.
  2. Ele foi condenado por fraude duas semanas antes de assumir o cargo.
  3. Atualmente está sob investigação por enriquecimento ilícito.

No início da cartilha, os organizadores afirmam “Nosso objetivo era criar um pequeno documento compacto, que exibia algumas das inconsistências de Ricardo Salles. Acontece que precisamos de 35 páginas. Por favor, tenha paciência conosco”.

Capa da cartilha contra as falas do ministro Ricardo Salles

A divulgação da cartilha se dá no momento em que o ministro realiza uma “tour” no exterior para minimizar o estrago da imagem do país causada pelo aumento de desmatamento na Amazônia e pelas queimadas, crise iniciada pelo próprio governo, que gastou semanas tentando desmentir os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que monitora o desmatamento na Amazônia desde 1988, ao invés de fortalecer a fiscalização. A crise do desmatamento deu espaço, em seguida, para a crise das queimadas. E mais uma vez o governo preferiu investir em retórica, acusando as queimadas de serem causadas pelas ONGs. A resposta para a crise, com a publicação de decreto de Garantia da Lei e da Ordem ambiental, ocorreu só no final de agosto, sob forte pressão internacional.

Após usar o Exército para fazer a fiscalização e repressão de crimes ambientais, o governo colocou os ministros para amenizar a crise no exterior. O Itamaraty publicou vídeos em inglês sobre a Amazônia e o ministro do Meio Ambiente está em viagem onde se reunirá com governantes, investidores e empresas para evitar um possível boicote econômico.

Na cartilha, Ricardo Salles é descrito assim: “Comunicador talentoso, o ministro é capaz de incríveis truques retóricos. Ele frequentemente controla sua exposição na mídia, então ele raramente é entrevistado por jornalistas que cobrem a área ambiental. Sob pressão, ele pode inventar dados sem nem corar. Ele tem talento para enganar jornalistas e o público”.

O livreto é um raio-x que traça quase que mês a mês, as medidas, ações do ministro, como a redução do corpo de funcionários do Ibama e ICMBio, corte no orçamento, críticas ao Fundo Amazônia, esvaziamento do Conama, descrédito ao INPE, e a posição do governo em relação às queimadas na Amazônia, que se iniciaram em agosto deste ano.

“Tour da mentira”

Grupo de ativistas se reuniram em frente à residência do embaixador do Brasil na França, onde o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles se encontrava com empresários franceses. Foto: Jérémie Jung / Greenpeace

Um grupo de ativistas do Greenpeace protestaram, nesta quinta-feira (26), em frente à residência do embaixador brasileiro em Paris. No momento do protesto, o ministro Ricardo Salles participava de uma reunião com empresários e investidores franceses para mitigar o desgaste na imagem do Brasil diante da crise ambiental.

 

Saiba Mais

The Ricardo Salles Fakebook – A Guide to the Falsehoods and Rhetorical Tricks of Brazil’s Environment Minister

 

 

Leia Também

Ricardo Salles foi condenado por fraude em plano de manejo

Embaixada da Alemanha e entidades ambientais contradizem declarações de Salles sobre Fundo Amazônia

Ex-ministros do Meio Ambiente se unem contra “desmonte à governança socioambiental” de Bolsonaro

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
8 de maio de 2019

Ex-ministros do Meio Ambiente se unem contra “desmonte à governança socioambiental” de Bolsonaro

Rubens Ricupero, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira e Edson Duarte lançaram comunicado denunciando o descaso da gestão atual

Reportagens
17 de maio de 2019

Embaixada da Alemanha e entidades ambientais contradizem declarações de Salles sobre Fundo Amazônia

Em coletiva, ministro do Meio Ambiente afirmou que há irregularidades em contratos do Fundo Amazônia. Auditoria foi feita pelo MMA sem apoio da Controladoria-Geral da União

Notícias
20 de dezembro de 2018

Ricardo Salles foi condenado por fraude em plano de manejo

Futuro ministro do Meio Ambiente teria favorecido empresas ao alterar plano de manejo da APA do Rio Tietê, quando era secretário de Meio Ambiente de São Paulo. Cabe recurso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 11

  1. O Brasil esta sendo privatizado na cara de todos os brasileiros! https://curso1000.com.br/curso-de-corte-e-costura


  2. Marcelo Ferreira diz:

    Acabei de ler a cartilha, realmente isto não servirá para nada, é dinheiro de pessoas bem intencionadas, numa luta equivocada. O ministério do meio ambiente com o poder constituído, simplesmente conseguiu agendar as palestras das empresas francesas e européias para o Ricardo Salles sem grandes esforços, na verdade é algo que nem o Macron poderia interferir. Voltem para suas casas, vão cuidar dos seus filhos. Não percam o tempo dos outros.


  3. Rocha diz:

    Ambientalistas.
    Vocês sabiam que oque vos alimentam, e produzido em um local onde já foi selva, seja aqui ou pelo mundo?
    As ruas, as rodovias,as praças e os parques, já foram selva um dia?
    A casa o condomínio ou a mansão que vocês moram??
    Sabem que vocês deveriam fazer, para ter o direito de falar.
    Derrubem vossas casas, e plantam árvores no local.
    Vão para selva viver na matas, lê alimentam de folhas e de arguilas.. há esqueci, folhas e arguilas faz parte do ecossistema.. maiorias de vocês vivem na praia de costa para o Brasil.
    Nem conhece a Amazônia, nunca andaram por aqui, tenho 61 porce, das nossas matas nativas preservadas, teríamos, que desmatar aproximadamente mas 50 % para nós equilibrar com os países europeus que vocês tanto defendem, só posso dizer,hipócritas, estúpidos, vão embora do Brasil, vão para Europa…vão pra p.q.p…ou por favor se ficarem aqui, seja mais brasileiros…


  4. Gilson Koatz diz:

    Cadê a cartilha que quero ler?


  5. joseluismattospimenta diz:

    Se nos temos nosso ilustríssimo capitão motosserra, temos também nosso queridíssimo cabofogoecomigomesmo. Desculpem mundo. São nossas melhores vergonhas nacionais.


  6. Kis diz:

    O anti ministro do Meio Ambiente, garoto de recados do ministério da agricultura


  7. José Luis diz:

    Realmente isso é o que importa para o Greenpeace. E eu achando que era sobre proteger o planeta. Fim do poço para ONGs.


  8. Marcelo Ferreira diz:

    É impressionante também o poder que os militantes de OGN Nacionais e Internacionais como estas, que publicam distorções políticas, fora do objetivo principal, o qual não se justifica por este tipo de material produzido. Por favor, vocês usam dinheiro de pessoas que acreditam nas suas causas. Daqui a alguns meses não mais se sustentarão tais hipóteses. O Brasil está no rumo certo, mas temem os que não estão alinhados com este modelo de enfrentar o propósito novo de jogar tudo no chão e recomeçar. Isto, está além de sua capacidade e compreensão. Espere e verás!!!!!


  9. Paulo diz:

    Pois agora. Jurandir, o sr. Cláudio Angelo não conheço nada do mesmo.

    Mas o ministro Salles, o mágico da cortina de fumaça, este sim conheço.


  10. Jurandir diz:

    Como levar a sério o Observatório do Clima, que tem gente como Cláudio Ângelo?