Salada Verde

Habitat de pandas na China está diminuindo, alerta estudo

Pesquisadores relatam que o habitat natural desses animais está em perigo. Exploração madeireira foi a atividade mais nociva para pandas

Sabrina Rodrigues ·
26 de setembro de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Estudo de cientistas chineses relata que os habitats dos pandas gigantes têm diminuído de forma significativa desde 1990. Foto: katalin kerekes/Flickr.
Estudo de cientistas chineses relata que os habitats dos pandas gigantes têm diminuído de forma significativa desde 1990. Foto: katalin kerekes/Flickr.

Em 2016, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) mudou o status do panda gigante (Ailuropoda melanoleuca) de “em perigo” para “vulnerável”. Esta semana, uma notícia não tão boa foi divulgada por cientistas chineses: o habitat natural do animal na China está em grave perigo.

Na segunda-feira (25), um grupo de pesquisadores chineses publicaram um artigo na revista Nature Ecology & Evolution, onde relatam que os habitats das pandas gigantes têm diminuído de forma significativa desde 1990, ano em que a IUCN classificou esses animais pela primeira vez como “em perigo”.

Vários fatores humanos e naturais conduzem essas mudanças. A exploração comercial madeireira foi a atividade mais nociva para os pandas, causando diretamente a perda e fragmentação do habitat. A construção de estradas é outro fator importante que gera perda e fragmentação do habitat, pois os pandas evitam usar áreas de habitat próximas a estradas.

O panda gigante é o animal símbolo da China, o único lugar no mundo onde vivem fora do cativeiro. O governo chinês vem dedicando anos de esforços para reverter os números decrescentes da população do Ailuropoda melanoleuca, restaurando florestas de bambu e o estabelecimento de reservas de habitats nacionais. Esses incentivos favoreceram o crescimento da população dos pandas, tanto que o último censo declarou o quantitativo de 1.864 pandas em terras chinesas, fator que contribuiu para que em setembro de 2016, esses animais saíssem do status de “em perigo” da lista vermelha da IUCN.

No estudo, os pesquisadores recomendam algumas medidas adicionais que poderiam contribuir para a sobrevivência do panda a longo prazo, como o estabelecimento de “linhas ecológicas vermelhas”, que separam fisicamente os habitats do panda do desenvolvimento humano; expansão das reservas e restrição do turismo em parques nacionais que contém esses animais, além do desenvolvimento de travessias de fauna em estradas próximas da ocorrência do animal.

Saiba Mais
Estudo Reassessing the conservation status of the giant panda using remote sensing

Leia Também

Aumenta número de pandas gigantes na China

Pandas gigantes serão transportados da China para o Canadá

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
6 de janeiro de 2014

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

Ela classifica o status de conservação das espécies. Na sua última versão, catalogou 63.837 espécies em 9 categorias de risco

Notícias
5 de março de 2013

Pandas gigantes serão transportados da China para o Canadá

Operação faz parte de acordo entre os 2 países para conservação da espécie. Er Shun e Da Mao viverão 5 anos no Zoológico de Toronto.

Notícias
1 de março de 2015

Aumenta número de pandas gigantes na China

Esta é a quarta edição do censo, realizado desde a década de 1970. Os dados mostram que houve crescimento da população de pandas no país.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.