Salada Verde

Greve Geral Pelo Clima: jovens vão às ruas pedindo ações urgentes

Evento liderado pela ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, acontecerá em 142 países. No Brasil, pelo menos 38 cidades e 20 estados têm atos marcados para amanhã (20)

Sabrina Rodrigues ·
19 de setembro de 2019 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ato pede medidas urgentes para conter as mudanças climáticas. Foto: Pixabay. Foto: Marcio Isensee e Sá.

Jovens do mundo inteiro, inspirados pelo movimento Fridays For Future (Sextas-feiras pelo Futuro) e pela ativista sueca Greta Thunberg, aguardam a chegada desta sexta-feira (20), para estarem nas ruas em uma Greve Global pelo Clima. São 142 países confirmados e no Brasil pelo menos 38 cidades e 20 estados irão participar do protesto que quer chamar a atenção dos governantes para que tomem decisões urgentes em relação ao colapso climático. 

A Greve Global pelo Clima representa a maior greve geral realizada pelos jovens que estão lutando pelo seu futuro. Nesta sexta-feira (20) promete ser o maior até agora e é esperada e terá a participação de diversos segmentos da sociedade. 

O evento que começou de forma solitária através da jovem Greta Thunberg, de 16 anos, que numa sexta-feira, final de verão, sentou-se em frente ao Parlamento sueco com um cartão com os dizeres lia skolstrejk för klimatet! (greve escolar pelo clima!,), distribuindo panfletos com dados sobre o aquecimento global.  

Logo a atitude de Greta chamou a atenção do mundo inteiro, tornando-se a inspiração do movimento Fridays For Future. No Brasil, a greve ocorre quase toda sexta em algumas cidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, desde o dia 15 de março, data da primeira greve global pelo clima, os (ainda poucos) jovens foram duas vezes protestar em frente à Assembleia Legislativa (Alerj).

No Brasil, além do clima, a Amazônia também será o foco do evento. Até agora, atos estão marcados para acontecer em Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe.

 

 

 

 

 

Leia Também

Vídeo: Por que os jovens estão em greve pelo clima? por Milena Batista

Crianças e jovens lideram greve global pelo clima

Bolsonaro desvia Brasil de ação climática, diz análise internacional

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
19 de junho de 2019

Bolsonaro desvia Brasil de ação climática, diz análise internacional

Principal monitor de políticas de clima do mundo vê paralisação do progresso em redução global de emissões e diz que próximos 12 meses serão determinantes para o Acordo de Paris

Reportagens
15 de março de 2019

Crianças e jovens lideram greve global pelo clima

Estudantes foram às ruas e para frente de sedes de governos e parlamentos protestar para adultos agirem pelo clima. Brasil não ficou de fora

Vídeos
28 de abril de 2019

Vídeo: Por que os jovens estão em greve pelo clima? por Milena Batista

Milhares de jovens estão indo para as ruas todas as sextas lutar contra as mudanças climáticas. Entenda o que é esse movimento e como ele começou

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 5

  1. Mariana diz:

    "Certo ou errado, usar crianças para promover um ponto de vista beira o imoral." (John Coleman, fundador e meteorologista do Weather Channel)


  2. Carlos Magalhães diz:

    Quanto tempo perdido, quanta bobagem por nada.

    É de um ridículo atroz o uso dessas crianças, tão ignorantes de tudo (natural que o sejam, não é nenhum demérito).

    Será que ninguém imagina que tudo isso é insólito, bizarro, ridículo, risível?

    Um dia ainda certas pessoas vão corar de vergonha de ter dado atenção à essas baboseiras…


  3. Estudante sênior diz:

    Agora estão legitimando os alunos faltarem às aulas toda sexta. Pra quem tem uma educação como a nossa, é colocar a tampa do caixão.


  4. Ninguem foi diz:

    De novo deu ruim, ninguém foi.


  5. Rod diz:

    Coitada dessa menina. Usada como massa de manobra e sem entender nada do que está acontecendo…