Salada Verde

Governo oferece cursos a distância na área socioambiental

São nove cursos com temas diversos na área de meio ambiente com 2 mil vagas cada. As inscrições vão até o dia 20 deste mês

Sabrina Rodrigues ·
14 de dezembro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O Ministério do Meio Ambiente oferece nove cursos a distância na área socioambiental. Foto: Bruno Fontes/Flickr.
O Ministério do Meio Ambiente oferece nove cursos a distância na área socioambiental. Foto: Bruno Fontes/Flickr.

 

Os interessados em aprimorar os seus conhecimentos na área ambiental sem sair de casa podem aproveitar os cursos de Educação à Distância (EAD) promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). As inscrições estão abertas desde segunda-feira (11) e vão até o dia 20 de dezembro.

Ao todo são nove cursos pensados de forma a oferecer aulas para grupos específicos e outros para o público em geral. Cada curso oferece 2 mil vagas e terão início no dia 21 de dezembro. Os cursos apresentam as mais diversas características, sendo alguns semipresenciais, outros totalmente a distância, com tutoria contratada, voluntária e outros são sem tutoria.  

Os cursos oferecidos são:

. Crianças e o Consumo Sustentável – voltado para pais, mães e educadores. As aulas pretendem fazer com que pais e educadores construam valores mais sustentáveis com as crianças;

. Juventudes, Participação e Cuidado com a Água – Fornece elementos para uma percepção sistêmica e integrada da água. Para jovens, ativistas e membros de instâncias colegiadas do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA);

. Educação Ambiental e Mudança do Clima – o objetivo desse curso é sensibilizar e proporcionar a compreensão sobre o fenômeno da Mudança do Clima, suas causas, efeitos e soluções, além da construção do necessário senso de urgência decorrente do aquecimento do planeta. Aulas voltadas para gestores, servidores públicos e interessados no tema. O público-alvo deve ter no mínimo ensino médio.

. Educares – Educação Ambiental na Gestão de Resíduos Sólidos – Para gestores públicos e estrategistas da sociedade civil, as aulas visam qualificar a gestão de resíduos sólidos promovendo a capacitação de gestores públicos e atores estratégicos da sociedade civil organizada com base na Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos (Educares).

. Estilos de vida sustentáveis –  Aulas voltadas todos os cidadãos-consumidores e visa incentivar a reflexão, discussão e ação interativas com informações e conceitos sobre mudança em favor de estilos de vida sustentáveis.  

. Estruturação da Gestão Ambiental Municipal – Com o objetivo de apoiar os Municípios na estruturação institucional e o fortalecimento da gestão ambiental municipal, com a ótica da sustentabilidade socioambiental territorial, a disseminação de conhecimentos e a reflexão crítica acerca de assuntos que visam à melhoria da gestão ambiental pública, o curso é direcionado para gestores, servidores/ funcionários das prefeituras e conselheiros municipais;

. Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores – Com o intuito de oferecer subsídios e instrumentos para a atuação dos educadores ambientais, de forma a contribuir com o fortalecimento dos espaços educadores no processo de implementação das políticas públicas de Educação Ambiental no país, o curso tem como público alvo coordenadores e equipe das Salas Verdes.

. Guia para a Produção de Conteúdos EAD – Todo profissional que deseja aprender ou aprimorar técnicas de produção de conteúdos para EAD podem fazer esse curso que visa desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes que possibilitem aos profissionais por ele formados, utilizarem de maneira teórica e prática um guia para a produção de conteúdos para a Educação a Distância (EAD), contribuindo para o fomento da educação ambiental e a difusão de políticas públicas de meio ambiente.

. Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Sustentável – Com o objetivo de sensibilizar e capacitar os gestores públicos de todas as áreas sobre a problemática da desigualdade de gênero e a importância da transversalização dos temas “gênero” e “desenvolvimento sustentável”, esse curso é voltado para gestores públicos de todas as áreas, federais, estaduais e/ou municipais.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente

 

Saiba Mais

Inscrições Curso a Distância MMA

Cursos

Leia Também

Unirio abre o primeiro Mestrado em Ecoturismo e Conservação do país

Conhecer para conservar: transformando usuários em aliados (parte 2)

Conhecer para conservar: um pouco de história (parte 1)

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Colunas
11 de março de 2014

Conhecer para conservar: um pouco de história (parte 1)

Relembrar o passado mostra que o conceito de desfrutar da natureza em vez de temê-la nasceu com o urbanismo e derivou nos parques nacionais.

Colunas
12 de março de 2014

Conhecer para conservar: transformando usuários em aliados (parte 2)

Parques nacionais, estaduais e municipais são categorias de áreas protegidas destinadas a reconectar seus visitantes com a natureza.

Notícias
27 de janeiro de 2016

Unirio abre o primeiro Mestrado em Ecoturismo e Conservação do país

A Universidade também criará um Centro de Pesquisas em Turismo e Conservação. Objetivo é capacitar quem trabalha ou pretende trabalhar em áreas protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.