Salada Verde

Governo nomeia PM para chefia da APA Costa dos Corais, unidade atingida por óleo

Desde agosto presidente do ICMBio aguardava a liberação do tenente Wenderson Viana Guilherme para ocupar o cargo. Unidade é a maior reserva marinha federal do Brasil

Daniele Bragança ·
8 de novembro de 2019 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Vestígio de óleo na Costa dos Corais em 1 de novembro. Foto: Pedro Pereira Projeto Conservação Recifal.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cel PM Homero de Giorge Cerqueira, nomeou nesta sexta-feira (08) o tenente da Polícia Militar Wenderson Viana Guilherme para ocupar a chefia da Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais, localizada entre Alagoas e Pernambuco. Trata-se da maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil e a segunda maior barreira de corais do mundo, com cerca de 400 mil hectares e 120 km de praia e mangues.

A nomeação de Wenderson Viana Guilherme estava prevista desde agosto, quando o presidente do ICMBio transferiu, à revelia, Iran Campello Normande, o antigo chefe da APA que multou em 2016 o atual presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

Nomeação saiu na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União. Reprodução. .

Normande já havia perdido o cargo de chefia em janeiro de 2019. Em agosto, ele e o analista Andrei Tiego Cardoso foram transferidos à revelia para Curitiba e Cuiabá, respectivamente. A transferência, revestida na Justiça, foi considerada uma retaliação ao episódio que culminou na multa a uma pousada que pertence ao atual presidente da Embratur. Segundo o auto de infração, o estabelecimento violou o plano de manejo da unidade ao não retirar palhoças de madeira e palha da faixa de praia em frente à pousada, que fica dentro da APA. As estruturas fixas são proibidas porque interferem no processo de desova das tartarugas.

Entregar a chefia de Unidades de Conservação para PMs é uma política de governo implementada desde junho pelo presidente Homero de Giorge Cerqueira, ex-comandante do Batalhão Ambiental de São Paulo. Todas as quatro diretorias do ICMBio são ocupadas por policiais.

Uma mancha no caminho

Óleo na praia de Japaratinga. Foto: Pedro Pereira/Projeto Conservação Recifal.

O tenente Wenderson Viana Guilherme atuava no batalhão ambiental da PM de Alagoas. O ICMBio aguardava a liberação do governo do estado para nomeá-lo. O policial chegará na unidade e deverá liderar a limpeza das manchas de petróleo encontradas nos recifes de corais. As primeiras manchas apareceram por volta do dia 14 de outubro.

Ainda não se sabe a dimensão da área afetada.

A principal preocupação não é com a limpeza das praias, mas como proteger os corais do petróleo, já que se trata de ambientes sensíveis a qualquer alteração no habitat.

Criada em 23 de outubro de 1997, a APA Costa dos Corais abrange 14 municípios, entre Rio Formoso, no litoral sul de Pernambuco, e Maceió, capital do estado de Alagoas, e recebe cerca de 15 mil visitantes por ano. Foi a primeira Unidade de Conservação a ser criada para proteger parte dos recifes costeiros espalhados por uma faixa de 3 mil quilômetros da costa nordestina, que são os únicos na região do Oceano Atlântico Sul. Sua criação foi subsidiada pelos estudos de Jacques Laborel, que era colaborador de Jacques Cousteau nos anos 60. Seus estudos sobre os corais brasileiros resultaram em uma tese publicada em 1967 que até hoje é referência para o conhecimento dos corais.

 

Leia Também 

Óleo atinge APA Costa dos Corais, maior reserva marinho-costeira do Brasil

Presidente do ICMBio exonera chefes das APAs de Costa dos Corais (AL) e Fernando de Noronha

Presidente do ICMBio quer empregar PMs aposentados nas chefias de Unidades de Conservação

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de junho de 2019

Presidente do ICMBio quer empregar PMs aposentados nas chefias de Unidades de Conservação

Em comunicado em nome do presidente, diretor da Dibio solicita indicação de policiais militares inativos que possam assumir a gestão de áreas protegidas federais

Reportagens
6 de fevereiro de 2019

Presidente do ICMBio exonera chefes das APAs de Costa dos Corais (AL) e Fernando de Noronha

As razões da decisão não foram explicadas, mas suspeita-se de motivações políticas, pois um eles declarou voto em Haddad e outro era crítico do excesso de turistas no arquipélago de Fernando de Noronha

Notícias
5 de novembro de 2019

Óleo atinge APA Costa dos Corais, maior reserva marinho-costeira do Brasil

Projeto Conservação Recifal informou a presença de vestígios de óleo nos recifes de corais da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, entre Alagoas e Pernambuco

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Marcos. Cardoso diz:

    Qual a formação do Ten Wenderson Viana Guilherme ?


    1. Pau que bate em Xico diz:

      Qual a formação da Osmarina Silva?


    2. Ítalo F diz:

      Formado em fisioterapia e bacharel em Segurança Pública.