Salada Verde

Governo apresenta o mapa da fiscalização ambiental em Minas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos publicou mapa onde se pode visualizar o que será feito pelas equipes de fiscalização em todo o estado

Daniele Bragança ·
29 de março de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

mapa_fiscalizacao

Em agosto de 2016, cerca de 80 profissionais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), da Polícia Militar (PMMG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participaram de um workshop para definir a elaboração do planejamento de fiscalizações ambientais que irão acontecer em 2017. Nesta semana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad) publicou o mapa por região onde se pode visualizar o que será feito pelas equipes de fiscalização em todo o estado.

O objetivo da divulgação do Mapa é fazer a população entender um pouco como funciona o trabalho da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad) e como são feitos os planejamentos. As datas e efetivos que serão usados não foram divulgados para não comprometer a fiscalização.

A região do Alto São Francisco, por exemplo, apresenta o maior número de fiscalização para atividades potencialmente poluidoras dentre as 11 regiões analisadas. Das 212 ações de fiscalização planejadas para essa categoria, 42% serão realizadas no Alto São Francisco.

Já a região Noroeste do estado é onde se concentra a maior parte da fiscalização sobre pesca, com 88 ações fiscalização sendo planejadas para acontecer no local, das 222 totais planejadas para todo o estado. Veja a tabela.

tabela_minas2

Segundo Marcelo da Fonseca, Superintendente de Estratégia em Fiscalização Ambiental da Semad, desde 2012, quando o planejamento anual de fiscalização começou a ser elaborado, foi possível reunir todos os atores envolvidos nas ações de fiscalização em um local para construir de forma colaborativa o planejamento integrado de fiscalização ambiental.

“Dessa vez pudemos fazer um diagnóstico refinado dos problemas ambientais de Minas Gerais, em que todos os envolvidos, após receberem um diagnóstico elaborado pela Defis [Diretoria de Estratégia da Fiscalização], puderam contribuir com a indicação de outros problemas, e em cima do diagnóstico foram sugerindo as operações de fiscalização conjuntas, que envolvem além da Semad, a PMMG e a PCMG”, afirmou.

 

Leia Também 

Concurso para manter guardas-parques mineiros preocupa ambientalistas

Assembleia de Minas aprova projeto que fragiliza licenciamento

“Efeito mineração” faz desmatamento na Mata Atlântica subir em Minas Gerais

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
25 de maio de 2016

“Efeito mineração” faz desmatamento na Mata Atlântica subir em Minas Gerais

Estado volta a liderar ranking de destruição do bioma, após desmatar 7.702 hectares de floresta, um aumento de 37% em relação ao ano passado.

Notícias
26 de novembro de 2015

Assembleia de Minas aprova projeto que fragiliza licenciamento

Proposta retira o Ministério Público das câmaras técnicas do Conselho Estadual de Política Ambiental e introduz melhorias já previstas em lei.

Notícias
14 de fevereiro de 2017

Concurso para manter guardas-parques mineiros preocupa ambientalistas

Nova contratação exigirá prova e pode desempregar guardas-parques antigos e já treinados. Contratos com terceirizadas terminam agora

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.