Salada Verde

Governo apresenta o mapa da fiscalização ambiental em Minas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos publicou mapa onde se pode visualizar o que será feito pelas equipes de fiscalização em todo o estado

Daniele Bragança ·
29 de março de 2017 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

mapa_fiscalizacao

Em agosto de 2016, cerca de 80 profissionais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), da Polícia Militar (PMMG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participaram de um workshop para definir a elaboração do planejamento de fiscalizações ambientais que irão acontecer em 2017. Nesta semana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad) publicou o mapa por região onde se pode visualizar o que será feito pelas equipes de fiscalização em todo o estado.

O objetivo da divulgação do Mapa é fazer a população entender um pouco como funciona o trabalho da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semad) e como são feitos os planejamentos. As datas e efetivos que serão usados não foram divulgados para não comprometer a fiscalização.

A região do Alto São Francisco, por exemplo, apresenta o maior número de fiscalização para atividades potencialmente poluidoras dentre as 11 regiões analisadas. Das 212 ações de fiscalização planejadas para essa categoria, 42% serão realizadas no Alto São Francisco.

Já a região Noroeste do estado é onde se concentra a maior parte da fiscalização sobre pesca, com 88 ações fiscalização sendo planejadas para acontecer no local, das 222 totais planejadas para todo o estado. Veja a tabela.

tabela_minas2

Segundo Marcelo da Fonseca, Superintendente de Estratégia em Fiscalização Ambiental da Semad, desde 2012, quando o planejamento anual de fiscalização começou a ser elaborado, foi possível reunir todos os atores envolvidos nas ações de fiscalização em um local para construir de forma colaborativa o planejamento integrado de fiscalização ambiental.

“Dessa vez pudemos fazer um diagnóstico refinado dos problemas ambientais de Minas Gerais, em que todos os envolvidos, após receberem um diagnóstico elaborado pela Defis [Diretoria de Estratégia da Fiscalização], puderam contribuir com a indicação de outros problemas, e em cima do diagnóstico foram sugerindo as operações de fiscalização conjuntas, que envolvem além da Semad, a PMMG e a PCMG”, afirmou.

 

Leia Também 

Concurso para manter guardas-parques mineiros preocupa ambientalistas

Assembleia de Minas aprova projeto que fragiliza licenciamento

“Efeito mineração” faz desmatamento na Mata Atlântica subir em Minas Gerais

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
25 de maio de 2016

“Efeito mineração” faz desmatamento na Mata Atlântica subir em Minas Gerais

Estado volta a liderar ranking de destruição do bioma, após desmatar 7.702 hectares de floresta, um aumento de 37% em relação ao ano passado.

Notícias
26 de novembro de 2015

Assembleia de Minas aprova projeto que fragiliza licenciamento

Proposta retira o Ministério Público das câmaras técnicas do Conselho Estadual de Política Ambiental e introduz melhorias já previstas em lei.

Notícias
14 de fevereiro de 2017

Concurso para manter guardas-parques mineiros preocupa ambientalistas

Nova contratação exigirá prova e pode desempregar guardas-parques antigos e já treinados. Contratos com terceirizadas terminam agora

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta