Salada Verde

Eleições 2018: ISA envia suas propostas aos presidenciáveis

Instituto Socioambiental já entregou aos candidatos o documento com as suas recomendações com foco na questão dos quilombos, terras indígenas, parques, reservas e áreas públicas

Sabrina Rodrigues ·
22 de agosto de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Crea-Minas/Flickr.

Faltando pouco mais de quarenta dias para as eleições, o Instituto Socioambiental (ISA) enviou as suas propostas aos candidatos à Presidência da República. O documento intitulado Eleições 2018 – Direitos territoriais e economia dos povos da floresta no próximo mandato presidencial reúne os temas quilombos, terras indígenas, parques, reservas e áreas públicas.

Nas dezoito páginas do documento, a organização pede que os processos territoriais que estão paralisados sejam concluídos com urgência, tanto em terras indígenas, quilombos, parques, reservas e áreas públicas. Segundo o grupo, é necessário adequar a estrutura do Estado brasileiro para poder avançar na implementação efetiva desses territórios, criando ferramentas e instrumentos para isso e pede que sejam implantados planos de manejo para parques e reservas. No que diz respeito às terras indígenas, a entidade afirma que é preciso promover a regularização fundiária de áreas já demarcadas e a desintrusão de ocupantes não-índios.

Regularização Fundiária

O documento atentou para a importância de se priorizar a regularização fundiária de territórios de comunidades tradicionais nos planos e metas anuais da SPU (Secretaria de Patrimônio da União), pedem a conclusão  dos processos de TAUS (Termo de Autorização de Uso Sustentável) e de CDRU (Concessões de Direito Real de Uso) em tramitação, uma vez que a regularização da situação fundiária de comunidades tradicionais que vivem em áreas públicas é feita, inicialmente, por meio de TAUs e, definitivamente, por meio de CDRUs.

Economia na Floresta

Em relação à Economia na Floresta, o ISA  aponta positivamente para os bons resultados que as políticas e programas de promoção de serviços e produtos agroecológicos e da sociobiodiversidade vêm promovendo, ampliando a geração de emprego e renda no campo e na floresta, melhorando a qualidade da alimentação das escolas, consolidando arranjos produtivos locais. Mas, informa que em outros casos é preciso criar novas políticas e, ajustá-las ou dar-lhes escala.

“Deve-se destacar o desequilíbrio entre custos e benefícios das políticas voltadas ao campo e às florestas no Brasil. A economia da floresta gera externalidades econômicas positivas e não contabilizadas no valor dos produtos e nas políticas estruturadas. Por outro lado, o agronegócio gera externalidades econômicas negativas não contabilizadas e de grande escala – contaminação por agrotóxico, perda da agrobiodiversidade, degradação do solo, desmatamento – ao custo de incentivos, subsídios, linhas de crédito e financiamento com forte impacto fiscal”, consta no texto.

Como proposta para a área, a entidade sugere a implantação do plano interministerial de promoção dos produtos da sociobiodiversidade, agroecológicos e orgânicos; edição de  decreto presidencial para implementar em âmbito federal e estadual a desoneração tributária de produtos indígenas e de comunidades tradicionais e as receitas auferidas por suas organizações representativas, entre outras propostas.

O documento já foi entregue às principais candidaturas à Presidência da República entre elas Rede de Sustentabilidade (Marina Silva), Psol (Guilherme Boulos), PT (Lula) e às coordenações das campanhas do PDT, Podemos e PSDB.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Socioambiental

 

Saiba Mais

Eleições 2018 – Direitos territoriais e economia dos povos da floresta no próximo mandato presidencial

 

Leia Também

Eleições 2018: SOS Mata Atlântica anuncia propostas para os candidatos

Eleições 2018: Coalizão Brasil apresenta 28 propostas aos candidatos

‘Mito do gestor’ empobrecerá debate político nas eleições de 2018

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Colunas
23 de abril de 2017

‘Mito do gestor’ empobrecerá debate político nas eleições de 2018

Além das habilidades de gestão, devemos perguntar que valores os candidatos usarão para governar e refletir se o Brasil será mais justo a partir destes valores

Salada Verde
6 de agosto de 2018

Eleições 2018: Coalizão Brasil apresenta 28 propostas aos candidatos

Grupo lançou o documento ‘Mudanças Climáticas: Riscos e Oportunidades para o Desenvolvimento do Brasil’ com sugestões para agropecuária e desenvolvimento sustentável no campo

Salada Verde
28 de junho de 2018

Eleições 2018: SOS Mata Atlântica anuncia propostas para os candidatos

ONG apresenta, por meio de carta, as suas propostas ambientais para que cheguem aos candidatos à Presidência, ao Legislativo Federal, Governos e Parlamentos estaduais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Eleitor diz:

    Boulos e principais candidatos na mesma frase não dá.