Salada Verde

Dia do Meio Ambiente: pacote incluirá ampliação de Veadeiros e Taim

Ministério do Meio Ambiente pretende convencer Temer a vetar ao menos a redução do Parque Nacional de São Joaquim, medida aprovada pelo Congresso semana passada   

Daniele Bragança ·
30 de maio de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Daniele Bragança.
Foto: Daniele Bragança.

É tradição. Todo dia 05 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, governos anunciam boas novas na área ambiental ou fazem um balanço de suas conquistas. Em tempo de poucas novidades positivas, o Ministério do Meio Ambiente prepara um pacote de bondades para quebrar o ar de pessimismo que toma conta do país.

A primeira grande novidade será finalmente a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que vai sair de 65 mil hectares para mais de 200 mil hectares. Os números ainda são conflitantes. O processo de ampliação foi finalizado em junho do ano passado, mas a resistência do governo de Goiás adiou a publicação do decreto, por causa de uma parte onde há fazendas. Provavelmente a ampliação será um pouco menor do que o que foi discutido nas audiências públicas, para tirar essa área ocupada dos limites.     

Taim

Outra ampliação será a da Estação Ecológica de Taim,  anunciada há dois meses pelo ministro Sarney Filho, mas que até o momento não foi oficializada.  

Criado em junho de 1979 com a finalidade de preservar um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas, o Taim passará de 11 mil para 32 mil hectares de extensão. A ampliação está parada na Casa Civil, esperando apenas a assinatura do presidente da República para sair.

Veto parcial

Pelos corredores de Brasília, corre o boato que uma das demandas dos ambientalistas pelo veto às Medidas Provisórias que reduziram áreas protegidas na Amazônia será atendida. O Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, foi reduzido em 21% após o senador Dalirio Beber (PSDB/SC) acrescentar uma emenda na Medida Provisória que alterava os limites da Floresta Nacional de Jamanxim, no Pará. A chamada “emenda jabuti” passou no plenário das duas casas legislativas e foi à sanção. O presidente analisa agora se sancionará ou vetará, integral ou parcialmente, o texto aprovado.

 

Leia Também

SOS Mata Atlântica repudia diminuição no Parque Nacional de São Joaquim

Goiás quer adiar ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por mais seis meses

http://www.wikiparques.org/mma-amplia-a-area-da-estacao-ecologica-do-taim/

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
2 de setembro de 2016

Goiás quer adiar ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por mais seis meses

Alegando problemas com posseiros, governador Marconi Perillo (PSDB) pede mais 180 dias de prazo para que governo oficialize novo perímetro.

Salada Verde
25 de abril de 2017

SOS Mata Atlântica repudia diminuição no Parque Nacional de São Joaquim

A área da unidade de conservação está ameaçada de diminuição por uma das medidas provisórias que visam excluir 10 mil hectares do seu território

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.