Salada Verde

Dança das cadeiras: Sérgio Brant volta para o Ministério do Meio Ambiente

Lilian Mitiko Hangae assume a Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Daniele Bragança ·
11 de janeiro de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Mais uma troca de comando nas diretorias do Ministério do Meio Ambiente e autarquia, dessa vez a mudança foi voluntária: o todo-poderoso Sérgio Brant, que comandava a Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio desde abril de 2014, saiu do cargo. A pasta tem a importante função de propor novas áreas protegidas federais.

Brant volta para o MMA no cargo de diretor de Programa da Secretaria-Executiva. Em seu lugar, assume Lilian Mitiko Hangae, que era subordinada ao agora ex-diretor.

Ele permaneceu 21 meses no cargo no ICMBio. A principal polêmica envolvendo o agora ex-diretor foi a proposta de mudança de categoria do Parque Nacional Marinho de Alcatrazes para Refúgio da Vida Silvestre. A sociedade civil luta pela criação de um parque no arquipélago de Alcatrazes há pelo menos 20 anos. Alcatrazes é um santuário marinho localizado no litoral norte de São Paulo. A proposta de criar outro tipo de Unidade de Conservação no local causou revolta, gerou discussão e carta aberta da sociedade civil.

Os ânimos só foram acalmados quando o presidente Maretti esclareceu que as propostas ainda estavam em estudo e que nada havia sido decidido ainda.

 

 

Leia Também

Mudança no primeiro escalão do ICMBio

Mudanças no MMA: Sai Gaetani, entra Carlos Klink

Sérgio Brant fala sobre o recorde de visitantes em Parques Nacionais durante 2014

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
6 de maio de 2015

Sérgio Brant fala sobre o recorde de visitantes em Parques Nacionais durante 2014

Diretor do ICMBio conversa sobre o crescimento dos números no ano passado e os esforços do órgão para melhorar a infraestrutura de visitação.

Salada Verde
7 de janeiro de 2016

Mudanças no MMA: Sai Gaetani, entra Carlos Klink

O biólogo Carlos Augusto Klink assume o cargo de secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. Nomeação foi publicada nesta segunda-feira

Notícias
15 de abril de 2014

Mudança no primeiro escalão do ICMBio

Sérgio Brant assume o lugar de Giovanna Palazzi na Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio. Ela retorna ao Ministério.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. Tamos aí diz:

    O Eco sempre tecendo elogios ao Brant. Mas há outra versão para a exoneração dele: ninguém mais aguentava o gajo. Não tinha apoio interno e só atrapalhava as decisões. Por isso, vazou. E porque o barco vai mal também – muito em função das protelações que ele próprio fez. Foi tarde.


  2. Andreoli diz:

    O maior vilão para o projeto de criação do Parque Nacional Marinho de Alcatrazes deixa o ICMBio……uhuuuu. Vá com Deus, Sérgio Brant e leve com você sua idéia egocêntrica de Refúgio de Vida Silvestre. 2016 já começou espetacular para Alcatrazes.


    1. George diz:

      Se demorarem a criar o Parque não se esqueça de chamar a Liga da Justiça Ambiental!


  3. PAndre diz:

    Início de ano é assim mesmo, falta assunto…


  4. Absalão diz:

    Matéria mal escrita. "Todo-poderoso" é sensacionalismo. Subordinado todos são ao Diretor. Menciona que a mudança de cargo foi voluntária, mas insinua que a polêmica citada pode ter influenciado. Não esclarece quanto a nova função, etc, etc, etc…