Salada Verde

Criminosos envenenam dez elefantes no Zimbabwe

O crime aconteceu no Parque Nacional de Hwange. Alguns elefantes foram encontrados sem as presas. Três prisões foram feitas durante o fim de semana

Sabrina Rodrigues ·
21 de junho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O extermínio de elefantes na África é alimentado pelo tráfico ilegal de marfim. Foto: Joepyrek/Flickr.
O extermínio de elefantes na África é alimentado pelo tráfico ilegal de marfim. Foto: Joepyrek/Flickr.

Dez elefantes foram encontrados envenenados no Parque Nacional de Hwange, a maior reserva de vida selvagem do Zimbabwe. Seis elefantes foram encontrados mortos na parte sul do parque e quatro foram encontrados na região norte da unidade de conservação. Alguns animais tiveram as suas presas removidas.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o crime aconteceu na semana passada. Um balde de veneno foi encontrado perto da cena do crime. Três prisões foram feitas durante o fim de semana. Um dos presos estava em posse de marfim.

O extermínio de elefantes na África é alimentado pelo tráfico ilegal de marfim, utilizado para fazer ornamentos nos países asiáticos e também para atender “colecionadores” norte-americanos.

Não é a primeira vez que elefantes são envenenados no Zimbabwe. O primeiro caso conhecido de envenenamento de elefantes aconteceu também no Parque Nacional de Hwange, num massacre que vitimou mais de cem elefantes em 2013. De lá para cá, esse tipo de crime se tornou comum em todas as áreas protegidas do país.

Mesmo com uma política de governo do Zimbabwe, que orientou os guardas-florestais a atirarem, caso encontrem qualquer caçador furtivo dentro de um parque nacional, isso não tem sido o suficiente para inibir os criminosos, que chegam a comercializar uma única peça de marfim por £ 250 euros, o que hoje dá em torno de R$ 930 reais.

 

Leia Também

Demanda por marfim está desestabilizando a África Central

Caçador que matou o leão Cecil enfrenta clamor por processo

Elefantes banguelas e ecossistemas mutilados

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Análises
28 de setembro de 2016

O genocídio do supérfluo: circo dos horrores no tráfico de fauna

Depois de mais de 30 anos vindo às reuniões da CITES – e de outros tratados internacionais de “uso sustentável dos recursos naturais”, como a Comissão Internacional da Baleia – as pessoas me perguntam por que é que eu fico tão irritado quando falo dessas reuniões. É de fato uma pena que outros ambientalistas e

Reportagens
30 de julho de 2015

Caçador que matou o leão Cecil enfrenta clamor por processo

Comoção nos EUA pela morte de leão que vivia em área protegida força dentista que o caçou a fechar consultório. Ele e mais dois podem ser levados à Justiça.

Reportagens
20 de junho de 2013

Demanda por marfim está desestabilizando a África Central

A caça maciça de elefantes feita através de fronteiras por grupos violentos está levando os países da região a organizarem uma reação.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.