Fotografia

Concurso Coral Vivo de fotografia subaquática reúne os melhores na Bahia

Evento será realizado no Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro, pretende através de fotos, sensibilizar o público para os problemas climáticos

Sabrina Rodrigues ·
14 de março de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Unir beleza, biodiversidade, conservação e conscientização. É com esse objetivo que a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub), o Projeto Meros do Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro e o Projeto Coral Vivo promoverão, entre os dias 21 a 23 de março, o Concurso Coral Vivo de Foto Sub, que irá premiar os melhores registros subaquáticos do Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro, sul da Bahia.

Mas não é uma competição apenas pela melhor foto. As fotografias devem estar relacionadas ao tema branqueamento de corais.

Ao selecionar os melhores fotógrafos da área para participar do torneio, os organizadores pretendem sensibilizar o público para o que está acontecendo com os corais. “A fotografia documental é uma ferramenta poderosa para a conservação. Por estabelecer uma comunicação imediata com o público, pode sensibilizar e produzir mudança em valores e atitudes”, afirma o coordenador do Concurso Coral Vivo de Foto Sub, o oceanógrafo e bi-campeão nacional da competição, Áthila Bertoncini. Bertoncini afirma ainda que os fotógrafos, em busca das imagens que melhor representem o branqueamento de corais, contribuirão com a pesquisa científica atuando também como cientistas cidadãos.

O branqueamento de corais é um fenômeno que tem ameaçado a existência dos recifes de coral e que está relacionado ao aumento fora do comum da temperatura dos mares.

A competição terá a participação de vinte fotógrafos profissionais, que foram selecionados em dezembro do ano passado pelo júri da Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub). O público poderá participar votando na noite de 23 de março, das 21h30 às 22h30, na fotografia que irá ganhar o troféu Melhor Fotografia Via Público.

Equipamentos de mergulho serão oferecidos aos participantes que irão registrar a biodiversidade do Recife de Fora.

Após a competição, as fotografias selecionadas irão compor um e-book informativo, que será oferecido gratuitamente no site www.coralvivo.org.br.

Os troféus terão o toque especial do designer Henrique Canella e estão esculpidos em madeira de demolição e de descarte, além de estarem no formato de espécies ameaçadas de peixes, contempladas no PAN Corais: o grama (Gramma brasiliensis), o peixe donzela-azul (Microspathodon chrysurus), e o peixe-papagaio-azul (Scarus trispinosus).

Parque Nacional Municipal do Recife de Fora

Criado em 1997, o Parque Nacional Municipal do Recife de Fora fica localizado em Porto Seguro, na Bahia. Com 17,5 quilômetros quadrados, a unidade de conservação tem visitação diária limitada a 400 pessoas em trecho específico, tendo o restante da área protegida.  

É possível acompanhar os bastidores e o resultado da competição nas redes sociais do Projeto Coral vivo no Facebook e Instagram.

Serviço

Evento: Concurso Vivo de Foto Sub – categoria de fotografia temática “O branqueamento de corais em ano de El Niño”.

Quando: 21 a 23 de março.

Onde: Parque Natural Municipal do Recife de Fora, Porto Seguro (BA).

Quem: 20 fotógrafos especializados em fotografia subaquática, que foram selecionados pelo júri da Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub).

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
12 de janeiro de 2017

Branqueamento mata 70% do maior recife de coral do Japão

A mortandade dos corais ocorreu na lagoa de Sekisei, em Okinawa. Autoridades japonesas afirmam que o cenário chegou ao ponto de extrema gravidade

Reportagens
13 de abril de 2011

Ameaça aos recifes de corais brasileiros

Pesquisas feitas no Nordeste indicam que ação humana está acelerando o branqueamento de ecossistemas já afetados pela acidificação dos oceanos.

Salada Verde
6 de março de 2019

Projeto disponibiliza publicação sobre corais

Liberado para download, o Coral Vivo Responde é um pequeno livro que esclarece as principais dúvidas sobre os recifes de coral e os ambientes coralíneos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.