Salada Verde

Câmara aprova projeto que controla o uso de mercúrio

Texto que ratifica a Convenção de Minamata segue para o Senado Federal. Medida é importante para o controle da substância tóxica no país

Sabrina Rodrigues ·
15 de junho de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (13), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 696/2017, que contém a Convenção de Minamata sobre Mercúrio. Foto: MMA/Divulgação.
A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (13), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 696/2017, que contém a Convenção de Minamata sobre Mercúrio. Foto: MMA/Divulgação.15

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (13), o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 696/2017, que ratifica a Convenção de Minamata sobre Mercúrio. O projeto é um passo importante para o controle do uso do mercúrio no país.

O projeto segue para o Senado Federal e o governo tem pressa na aprovação do texto, pois o Brasil pode perder acesso a recursos internacionais caso não aprove ou deposite o instrumento de ratificação nas Nações Unidas até a próxima semana. O depósito é importante também para que o Brasil não seja somente um ouvinte na Conferência das Partes, que acontecerá em setembro, em Genebra.

O mercúrio é considerado uma das substâncias químicas mais perigosas existentes. O metal é muito usado na indústria e a sua contaminação é danosa não só para o meio ambiente, mas também para a saúde humana. O mercúrio é tão perigoso que em 2013 foi estabelecida a Convenção de Minamata, com o objetivo de proteger o ser humano e o meio ambiente das ações incontroladas do uso deste metal.

O nome da Convenção é em homenagem às vítimas daquela que foi considerada a pior tragédia de contaminação do mar do século XX por envenenamento por mercúrio. Minamata é uma cidade costeira japonesa que cresceu junto com a indústria química Chisso Company Limited, que se estabeleceu naquela baía no início do século passado.  A Chisso passou a despejar mercúrio nas águas da baía de Minamata a partir do início dos anos 30. Entretanto, os efeitos do despejo foram se acumulando no mar, mas a chamada doença de Minamata só foi reconhecida a partir do final dos anos 50, quando milhares de pessoas já tinham se contaminado.

 

Leia Também

Aumenta controle para importação de mercúrio metálico no Brasil

Pesquisadores desenvolvem biomarcadores para monitorar contaminação por mercúrio

Exemplo nacional

 

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Colunas
24 de março de 2005

Exemplo nacional

Programa da Associação Brasileira de Indústrias Químicas para disseminar a boa prática ambiental entre seus associados está entre os mais bem sucedidos do mundo.

Notícias
4 de maio de 2016

Pesquisadores desenvolvem biomarcadores para monitorar contaminação por mercúrio

Especialistas buscam uma forma de avaliar a presença do mercúrio no ambiente e nos organismos antes que ele se torne tóxico.

Salada Verde
13 de maio de 2015

Aumenta controle para importação de mercúrio metálico no Brasil

Importadores terão que passar por novo procedimento. Mudança é importante para a implementação da Convenção de Minamata

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.