Salada Verde

Brasil, Bolívia e Paraguai assinam acordo para a conservação do Pantanal

Os três países se comprometeram na implementação de ações conjuntas para assegurar o desenvolvimento social, econômico e sustentável de uma das áreas mais úmidas do planeta

Sabrina Rodrigues ·
22 de março de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Brasil, Bolívia e Paraguai deverão trabalhar na adoção de medidas que fortaleçam sistemas produtivos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a ampliação do conhecimento científico para o Pantanal. Foto: Alicia Yo/Wikipedia.

 

Para preservar uma das áreas mais úmidas do planeta é necessária uma ação conjunta. É o que se espera a partir de hoje (22), quando Brasil, Bolívia e Paraguai tornaram-se signatários de um documento onde comprometem-se a implementar ações conjuntas com foco na segurança hídrica, na conservação e no desenvolvimento social, econômico e sustentável do Pantanal.

Pelo lado do Brasil, o acordo foi assinado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Representando a Bolívia, quem pegou a caneta foi Carlos René OrtuñoYañez e, pelo Paraguai, a autoridade foi o ministro de Comércio Exterior, Didier Olmedo.

Com cerca de 175.000 quilômetros quadrados, o Pantanal atravessa os três países, abrigando mais de 4 mil espécies de animais e plantas. Além da flora e da fauna, 10 milhões de pessoas dependem dos serviços ecossistêmicos do Bioma. Apesar da sua importância, mais de 55% já foi desmatado e ele enfrenta ainda outras graves ameaças como falta de saneamento básico, baixa adoção de boas práticas agropecuárias e construção de hidrovias. Diante desses dados, o compromisso dos três países se faz tão necessário.

Brasil, Bolívia e Paraguai deverão trabalhar de forma integrada para a redução e o controle da poluição, fortalecimento da governança da água com vistas a conservação dos ecossistemas e sua conectividade. Além disso, os países responsabilizam-se na adoção de medidas que fortaleçam sistemas produtivos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a ampliação do conhecimento científico para o Pantanal.

É importante ressaltar que apenas 4,6% do Pantanal encontram-se protegidos por unidades de conservação, dos quais 2,9% correspondem a UCs de proteção integral e 1,7% a UCs de uso sustentável.

 

Leia Também

O que é o bioma Pantanal

Unesco mantém título de Reserva da Biosfera ao Pantanal

Desmatamento do Pantanal já consumiu 18% do bioma

 

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
8 de novembro de 2017

Desmatamento do Pantanal já consumiu 18% do bioma

Especialistas apontam formas de como conter a devastação e acentuam a importância econômica da região. Por ano, a destruição custa R$ 19 milhões para a sociedade

Notícias
13 de fevereiro de 2017

Unesco mantém título de Reserva da Biosfera ao Pantanal

Após 15 anos sem ações, governos de MT e MS foram acionados pelo MMA e por ONGs para não perderem a chancela concedida pela Unesco

Dicionário Ambiental
4 de setembro de 2014

O que é o bioma Pantanal

Neste guia ((o))eco, visitamos a planície alagado do Pantanal, o bioma que é uma mistura de outros três

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Vanilda oliveira diz:

    ESSA É A NOTÍCIA MAIS MARAVILHOSA QUE LI HJ ESTAMOS NO CAMINHO CERTO A UNIÃO DE TDS PELO PANTANAL FAZ A FORÇA E REAVIVA OS NOSSOS ÂNIMOS COM UM FUTURO MELHOR. AGORA É SÓ TIRAR DO PAPEL E MÃOS HÁ. OBRA