Salada Verde

Bolsonaro: ‘O homem do campo não pode se apavorar com a fiscalização do Ibama”

Presidente diz que pediu para o ministro do Meio Ambiente minar a atuação do Ibama e que a “indústria das multas” vai acabar no seu governo

Sabrina Rodrigues ·
12 de junho de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Em discurso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Jair Bolsonaro elogia o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e critica Ibama. Foto: Alan Santos/PR.

Em encontro com lideranças empresariais na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na noite desta terça-feira (11), em São Paulo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, defendeu a atuação dos seus ministros, entre eles, Ricardo Salles, do Meio Ambiente, e aproveitou para criticar o Ibama e comemorar a diminuição expressiva de multas ambientais no campo no primeiro bimestre.

“Ricardo Salles é o homem que está no lugar certo”, disse Bolsonaro. “Os produtores rurais cada vez mais têm menos medo do Ibama. Eu paguei uma missão para ele: Mete a foice em todo mundo. Não quero xiita ocupando esses cargos, tem gente boa lá, tem, mas o homem do campo não pode se apavorar com a fiscalização e a fiscalização é no primeiro momento, advertir, caso persista no erro, aí tudo bem”, disse.

O presidente também comemorou a diminuição no número das multas ambientais. Nos primeiros dois primeiros meses de 2019, o Ibama fez 1.139 autuações, 441 a menos do que no mesmo período do ano passado. “Não precisa dizer que no primeiro bimestre deste ano, tivemos o menor percentual de multas no campo e vão continuar diminuindo. Vamos acabar com esta indústria da multa no campo”.

A missão que Bolsonaro impôs ao Ricardo Salles está sendo cumprida. Não apenas as operações do Ibama estão diminuindo como em abril o ministro instituiu a criação de “núcleos de conciliação” para apurar a aplicação de multas ambientais. Os núcleos, criados pelo decreto nº 9.760, obriga que as infrações ambientais sejam analisadas previamente por um “Núcleo de Conciliação Ambiental”. Isto significa que, antes mesmo de qualquer defesa do autuado, os núcleos de conciliação poderão analisar a multa para confirmá-la, ajustá-la ou anulá-la, caso se entenda que houve alguma irregularidade, após pronunciamento da Procuradoria-Geral Federal.

No discurso para a Fiesp, o presidente afirmou que a política ambiental dele é modificar tudo o que foi feito até agora e chamou criação de áreas protegidas de indústria.

“Nós não podemos ter uma política ambiental como tínhamos a pouco tempo da indústria da demarcação das terras indígenas, da indústria de quilombolas, da indústria de estações ecológicas” disse, antes de reclamar mais uma vez da existência da Estação Ecológica de Tamoios, local onde foi multado em 2012 por pescar ilegalmente.

‘Coloco o Sarneyzinho’

Antes de iniciar a parte do discurso sobre política ambiental, Bolsonaro falou das pressões que sofre na presidência e contou que conseguiu dissuadir dois ruralistas que foram pedir um cargo ameaçando trocar Ricardo Salles por Sarney Filho no comando do Ministério do Meio Ambiente. Sarney Filho, o Zequinha Sarney, foi ministro do Meio Ambiente no governo FHC e Temer e é considerado um ambientalista radical pelos ruralistas.

“Há pouco, o que é comum, foram lá alguns companheiros ruralistas ver se podiam colocar um ministro, o ministro deles para tal área. Eu falei ‘eu topo, mas em contrapartida, eu vou tirar o Ricardo Salles do Meio Ambiente e botar o Zequinha Sarney lá’. Acabou o tesão daqueles dois”, disse, arrancando risos da plateia.

 

Leia Também

Ricardo Salles quer rever todas as Unidades de Conservação federais do país e mudar SNUC

Em encontro com Toffoli, Bolsonaro defende extinção da Estação Ecológica de Tamoios

Em live, Bolsonaro reclama que não consegue extinguir parques por decreto

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
6 de junho de 2019

Em live, Bolsonaro reclama que não consegue extinguir parques por decreto

Em transmissão direto da Argentina, presidente volta a falar da extinção de Tamoios e reclama que a lei exige crivo do parlamento para revogar unidades de conservação

Notícias
29 de maio de 2019

Em encontro com Toffoli, Bolsonaro defende extinção da Estação Ecológica de Tamoios

Presidente reafirmou desejo de transformar a Baía de Angra em uma nova Cancún e colocou presidente do Supremo Tribunal Federal no meio

Notícias
10 de maio de 2019

Ricardo Salles quer rever todas as Unidades de Conservação federais do país e mudar SNUC

Em entrevista ao Estadão, ministro disse que as áreas protegidas foram criadas “sem critério técnico” e que objetivo é fazer “um trabalho de revisão preciso na lei”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 6

  1. Lucas diz:

    Tomara que chutem esse Ricardo Salles logo. Onde já se viu Ministro do Meio Ambiente preocupado em dificultar fiscalização? E eu até gostava do partido NOVO, agora olha essa M****! Pior pasta do governo, de longe. E o presidente feliz da vida com a escolha. Quero ver quando ele pegar um câncer com o Monsanto que o ministério do meio-ambiente deixou entrar no Brasil alguns meses atrás. Daí não vai adiantar repensar o estrago dele.


  2. José diz:

    Sr. Carlos Magalhães, seu discurso é contraditório e eivado de preconceito. Afinal de contas, os ambientalistas estão nos escritórios, carpetes, greens, tablets ou no campo, apavorando os pobres agricultorezinhos amedrontados? Deixa de ser mentiroso, ou pelo menos capricha mais na mentira, simplifica, menos…


  3. José diz:

    De novo Bozo falando bobagem. O homem do campo não tem apavoro nenhum com a fiscalização do Ibama, muito pelo contrário, são parceiros,sabem q o sucesso de sua atividade e a preservação do meio ambiente estão intimamente relacionados. Quem se apavora são os infratores, animal!


  4. Luiz Eduardo diz:

    Idiota, imbecil, o Brasil, nunca foi tão mal representado. Se ele pensa que vai fazer essas mudanças como ele pensa, ta enganado.


  5. Paulo diz:

    Vamos sr. Presidente, trabalhar mais e falar menos.
    Esta começando a transformar-se em um ex Presidente, que também falava bobagens, que não "se" aguentava, quando era posto um microfone na sua frente.
    Repito, político NÃO tem o direito de ser analfabeto ambiental.