Salada Verde

Baleias Jubarte são vistas em grupo na África

Há quase um século, apenas uma vez, esses cetáceos foram vistos se alimentando na região da costa sul-africana.

Sabrina Rodrigues ·
14 de março de 2017 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Rui Freitas Rego/Flickr.
Foto: Rui Freitas Rego/Flickr.

A baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) dificilmente é fotografada em bando e a aparição de cerca de 200 delas, juntinhas, em Benguela, Angola, na costa sudoeste da África, chamou a atenção dos cientistas, que publicaram um artigo revista científica PLOS ONE, há duas semanas. Em quase um século, as jubartes foram vistas se alimentando nessa região da costa sul-africana apenas uma vez.

Não é um local comum onde elas se encontram para se alimentar e ainda não se sabe ao certo o que provocou essa mudança de comportamento.  Uma das hipóteses está nas alterações na disponibilidade de krill, um dos alvos da alimentação das Jubartes. Os pesquisadores observaram que o tamanho, as concentrações e a identidade das presas estão provocando comportamentos alimentares desconhecidos pelos cientistas e que requer investigação.

No Brasil

Retirada há 2 anos da lista vermelha de espécies ameaçadas, a Jubarte já esteve muito próxima de ser exterminada da costa brasileira. Em 1980, havia apenas 500 exemplares da espécie, o que motivou a proibição definitiva da caça desde 2000.

 

Leia Também

Baleia-jubarte: a baleia artística

Um Santuário, dois ministros e muito acarajé

População de Baleia Jubarte continua crescendo

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
6 de setembro de 2016

População de Baleia Jubarte continua crescendo

O número de nascimento dos mamíferos poderá chegar a até 2 mil filhotes esse ano, contribuindo para a recuperação da espécie.

Colunas
25 de outubro de 2016

Um Santuário, dois ministros e muito acarajé

Proposta pela criação do santuário recebeu 38 votos contra 24 e duas abstenções, números aquém dos 75% exigidos pela norma da CIB para aprovar medidas de conservação.

Notícias
20 de julho de 2013

Baleia-jubarte: a baleia artística

A homenageada da semana em ((o))eco é uma artista completa: canta e dança. E estivemos muito próximos de perder seu espetáculo para sempre.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta