Salada Verde

Associações lançam nota de repúdio ao projeto que muda licenciamento

No documento, entidades ambientais alertam para os riscos do texto proposto pelo relator Kim Kataguiri (DEM-SP). Medida pretende tornar o procedimento em mera formalidade

Sabrina Rodrigues ·
14 de agosto de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Kim Kataguiri (DEM-SP) é o relator do Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental. Foto: Deputadosdem/Flickr.

Mais de dez associações de servidores da área ambiental lançaram uma nota de denúncia e repúdio ao Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental que está para ser votada na Câmara dos Deputados. No documento, as associações signatárias reprovam a versão final da proposta, que tem como relator o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). 

“O texto que Kataguiri e Rodrigo Maia (DEM-RJ) pretendem levar ao plenário da Câmara, ao invés de trazer avanços, está recheado de retrocessos e torna o licenciamento ambiental um instrumento incapaz de gerar proteção ambiental”.  

Na nota, as instituições apontam os riscos caso o novo texto passe a vigorar. “Se aprovado, o projeto transformará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), instrumento protegido pela Constituição Federal, em algo raríssimo, que só poderá ser utilizado em situações muito específicas. Mesmo nesses casos, o licenciamento estará reduzido a mera formalidade – pois o projeto restringe severamente a participação da população e de outros órgãos públicos no processo, ignorando os interesses das comunidades indígenas e quilombolas, além de ignorar áreas protegidas como Reservas Extrativistas e Florestas Nacionais e Estaduais”, alertam as entidades.  

“Brumadinho não nos deixa mentir: a simplificação irresponsável do licenciamento ambiental custa vidas! Em tempos de desmatamento recorde na Amazônia, de crimes ambientais como Mariana e Brumadinho, de ameaças crescentes aos povos da floresta, de aumento gritante no uso de agrotóxicos, enfraquecer o licenciamento ambiental seria a coroação do grave retrocesso ambiental brasileiro, com consequências desastrosas a curto e longo prazo”, afirmam os signatários.

Saiba Mais

Nota de denúncia e repúdio ao Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
13 de agosto de 2019

Licenciamento pode deixar de ser regra no Brasil

Projeto de lei que tramita na Câmara pode tornar o procedimento uma exceção para obras de infraestrutura, ampliando impactos socioambientais em todo o país

Salada Verde
12 de agosto de 2019

Desmonte do licenciamento pode ser votado nesta semana, alertam entidades

Ambientalistas denunciam em nota quebra de acordo e retrocessos em série no texto do relator, Kim Kataguiri (DEM-SP)

Salada Verde
6 de junho de 2019

Kim Kataguiri vai comandar grupo que analisará marco legal do licenciamento

Grupo terá 60 dias para discutir o assunto e apresentar propostas para modificar o processo de liberação das concessões ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Sylvio diz:

    Seria bom se publicassem o projeto


  2. Paulo diz:

    Infeliz mente, este "novo' político, também é da republiqueta dos bananias. Borra botas.


  3. AAA diz:

    Quem essas associações representam nunca viram essas notas antes da publicação. Eles não representam ninguém, só eles mesmos.