Salada Verde

Associações lançam nota de repúdio ao projeto que muda licenciamento

No documento, entidades ambientais alertam para os riscos do texto proposto pelo relator Kim Kataguiri (DEM-SP). Medida pretende tornar o procedimento em mera formalidade

Sabrina Rodrigues ·
14 de agosto de 2019 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Kim Kataguiri (DEM-SP) é o relator do Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental. Foto: Deputadosdem/Flickr.

Mais de dez associações de servidores da área ambiental lançaram uma nota de denúncia e repúdio ao Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental que está para ser votada na Câmara dos Deputados. No documento, as associações signatárias reprovam a versão final da proposta, que tem como relator o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). 

“O texto que Kataguiri e Rodrigo Maia (DEM-RJ) pretendem levar ao plenário da Câmara, ao invés de trazer avanços, está recheado de retrocessos e torna o licenciamento ambiental um instrumento incapaz de gerar proteção ambiental”.  

Na nota, as instituições apontam os riscos caso o novo texto passe a vigorar. “Se aprovado, o projeto transformará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), instrumento protegido pela Constituição Federal, em algo raríssimo, que só poderá ser utilizado em situações muito específicas. Mesmo nesses casos, o licenciamento estará reduzido a mera formalidade – pois o projeto restringe severamente a participação da população e de outros órgãos públicos no processo, ignorando os interesses das comunidades indígenas e quilombolas, além de ignorar áreas protegidas como Reservas Extrativistas e Florestas Nacionais e Estaduais”, alertam as entidades.  

“Brumadinho não nos deixa mentir: a simplificação irresponsável do licenciamento ambiental custa vidas! Em tempos de desmatamento recorde na Amazônia, de crimes ambientais como Mariana e Brumadinho, de ameaças crescentes aos povos da floresta, de aumento gritante no uso de agrotóxicos, enfraquecer o licenciamento ambiental seria a coroação do grave retrocesso ambiental brasileiro, com consequências desastrosas a curto e longo prazo”, afirmam os signatários.

Saiba Mais

Nota de denúncia e repúdio ao Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental

 

 

Leia Também

Kim Kataguiri vai comandar grupo que analisará marco legal do licenciamento

Desmonte do licenciamento pode ser votado nesta semana, alertam entidades

Licenciamento pode deixar de ser regra no Brasil

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
13 de agosto de 2019

Licenciamento pode deixar de ser regra no Brasil

Projeto de lei que tramita na Câmara pode tornar o procedimento uma exceção para obras de infraestrutura, ampliando impactos socioambientais em todo o país

Salada Verde
12 de agosto de 2019

Desmonte do licenciamento pode ser votado nesta semana, alertam entidades

Ambientalistas denunciam em nota quebra de acordo e retrocessos em série no texto do relator, Kim Kataguiri (DEM-SP)

Salada Verde
6 de junho de 2019

Kim Kataguiri vai comandar grupo que analisará marco legal do licenciamento

Grupo terá 60 dias para discutir o assunto e apresentar propostas para modificar o processo de liberação das concessões ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 3

  1. Sylvio diz:

    Seria bom se publicassem o projeto


  2. Paulo diz:

    Infeliz mente, este "novo' político, também é da republiqueta dos bananias. Borra botas.


  3. AAA diz:

    Quem essas associações representam nunca viram essas notas antes da publicação. Eles não representam ninguém, só eles mesmos.