Salada Verde

Após 17 dias de luto, orca mãe deixa o corpo do seu filhote partir

Tahlequah transportou o seu filhote morto por mais de mil quilômetros da costa do Canadá aos Estados Unidos, num ato que os cientistas chamam de vivenciar a dor da morte

Sabrina Rodrigues ·
14 de agosto de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Tahlequah carregou o seu filhote morto durante 17 dias pelas águas do Canadá aos Estados Unidos. Foto: Center for Whale Research/Facebook.

 

Após dezessete dias empurrando o corpo do seu filhote morto pelas águas do Canadá aos Estados Unidos, a orca Tahlequah, também identificada pelos cientistas por J35, deixou o corpo de seu bebê morto descansar nas águas do Oceano Pacífico.

A história de partir o coração começou no dia 24 de julho, quando J35 deu à luz ao seu bebê que viveu apenas por algumas horas. Desolada, a mamãe orca decidiu empurrar seu filhote morto, de Victoria, no Canadá, em direção à Ilha de San Juan, em Washington, Estados Unidos. Foram 1.600 quilômetros, fazendo o que os cientistas chamam de vivenciar o luto. No sábado (11), Tahlequah foi observada nadando sem o corpo.

Para os cientistas, a causa da morte do bebê não é um mistério, já que os humanos capturam o salmão das baleias, arrastaram os navios por suas rotas de caça e poluem suas águas, a ponto de os pesquisadores temerem que a geração de Tahlequah seja a última de sua família. A ausência do salmão chinook, que é a principal fonte de alimentação das orcas, faz com que os recém-nascidos adoeçam e morram.

Os cientistas acompanharam o sofrimento de Tahlequah e estavam preocupados que ela pudesse ficar doente por carregar o corpo do filhote, gastando energia e se alimentando mal durante esse período.

Pesquisadores do Center for Whale Research (CWR – Centro de Pesquisa de Baleias), entidade que monitora a população de orcas na região, afirmam que o estado físico de J35 aparenta estar em boas condições, pois Tahlequah não apresenta evidências do que os cientistas chamam de “cabeça de amendoim”, uma condição que indica que a baleia está desnutrida, através dos ossos da cabeça. Mas o estado emocional da baleia de 20 anos é desconhecido. Perder seu filhote “pode ​​ter sido emocionalmente duro para ela”, disse Ken Balcomb, diretor fundador do Center for Whale Research, em entrevista ao jornal Seattle Times.

O luto de Tahlequah surpreendeu os cientistas. Embora esse comportamento seja habitual entre golfinhos, orcas e outros mamíferos marinhos, até então não se conhecia nenhum caso em que o luto tivesse durado tanto tempo.

 

Assista ao vídeo de Tahlequah

 

 

Leia Também

Conheça o Almirante, a orca que passeia pela costa brasileira desde 1993

Projeto monitora baleias no litoral norte de São Paulo

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
3 de outubro de 2017

Projeto monitora baleias no litoral norte de São Paulo

Através de parcerias, o “Baleia à Vista” colocou São Paulo na rota do monitoramento de Cetáceos no país. Projeto é idealizado por um observador amador

Notícias
16 de outubro de 2017

Conheça o Almirante, a orca que passeia pela costa brasileira desde 1993

Nome escolhido após votação homenageia Ibsen de Gusmão Câmara. Golfinho recém avistado em setembro em Ilhabela já havia sido fotografado há 24 anos no Rio

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.