Salada Verde

Administração Trump anuncia novas regras que enfraquecem proteção de vida selvagem

Com as mudanças divulgadas na segunda-feira (12/08), ficará mais fácil remover uma espécie da lista de ameaçadas e a redução de seu habitat

Sabrina Rodrigues ·
13 de agosto de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
A bald eagle, a águia-americana, que estava à beira da extinção, foi beneficiada pela Lei de Espécies Ameaçadas sancionada pelo presidente Richard Nixon, em 1973 e que agora sofrerá mudanças na administração Trump. Foto: Pixabay.

A bald eagle, a águia-de-cabeça-branca, em português, nome científico Haliaeetus leucocephalus, é o símbolo dos Estados Unidos (EUA) desde 1782, quando foi escolhida para representar o país por sua força, coragem e longevidade. Mas, nem isso foi suficiente para que a administração Trump anunciasse novas regras que enfraquecerão a Lei de Espécies Ameaçadas (Endangered Species Act), que fortalece a proteção de espécies à beira da extinção como a própria águia-americana, a baleia jubarte, o condor da Califórnia e o urso-pardo.

As novas regras anunciadas pelo Departamento de Interior e Comércio dos EUA, na segunda-feira (12), permitirão que a administração reduza a quantidade de habitat reservada à vida silvestre, além de facilitar a remoção de uma espécie da lista de ameaçadas. A mudança estabelece que fiscais terão que fazer avaliações econômicas dos custos financeiros ao decidirem proteger determinada espécie. Um exemplo é quanto a Receita deixou de arrecadar com a proibição de extração de madeira em uma área protegida. Desde a sua criação, em 1973, a lei determinou que a decisão de listar uma espécie ameaçada deveria ser feita com base em critérios científicos, sem referência aos possíveis efeitos econômicos da decisão.

As novas regras que enfraquecem a Lei de Espécies Ameaçadas fazem parte do projeto do presidente Donald Trump de reduzir as regulamentações governamentais sobre corporações, como a indústria de petróleo e gás. Foto: Gage Skidmore/Flickr.

As mudanças fazem parte do projeto do presidente Donald Trump de reduzir as regulamentações governamentais sobre corporações, como a indústria de petróleo e gás que querem perfurar em terras protegidas. 

Reação

Pouco depois do anúncio de segunda-feira, os procuradores-gerais da Califórnia e de Massachusetts afirmaram que entrarão na Justiça contra as mudanças, que consideram ilegais.

Sancionada em 1973 pelo presidente Richard Nixon (Partido Republicano), a Lei de Espécies Ameaçadas tem sido uma ferramenta na proteção da vida selvagem e trouxe de volta espécies que estavam à beira de extinção. Um dos principais objetivos da lei tem sido impedir que espécies ameaçadas se tornem espécies em extinção. Sem a Lei de Espécies Ameaçadas, o falcão peregrino, a baleia jubarte, a águia-americana, o peixe-boi da Flórida, teriam desaparecido.

As novas regras entrarão em vigor em 30 dias a partir da publicação no Federal Register, o Diário Oficial dos Estados Unidos.

 

 

Leia Também

Trump quer abrir Refúgio do Ártico para estudos de perfuração

Trump derruba veto a oleodutos polêmicos

Administração Trump quer parar de financiar órgão que pune poluidores

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
28 de setembro de 2017

Administração Trump quer parar de financiar órgão que pune poluidores

O chefe da Agência Ambiental Americana (EPA), Scott Pruitt, sinalizou que quer acabar com financiamento para o Departamento de Justiça de Trabalho Ambiental

Reportagens
24 de janeiro de 2017

Trump derruba veto a oleodutos polêmicos

Em menos de três minutos, no seu quarto dia de mandato, novo presidente dos Estados Unidos assina decretos que prejudicam clima, terras indígenas e o licenciamento ambiental

Salada Verde
18 de setembro de 2017

Trump quer abrir Refúgio do Ártico para estudos de perfuração

O Departamento do Interior dos Estados Unidos emite documento propondo a eliminação de restrições sobre estudos sísmicos no Refúgio do Ártico

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    Outro maluco, que pensa que vive na década de 40.