Salada Verde

Aberto concurso internacional de fotografia de áreas úmidas

Secretariado da Convenção Ramsar mantém aberto o concurso até meia noite do dia 25 de novembro. Ganhador receberá uma câmera fotográfica digital Canon

Sabrina Rodrigues ·
13 de novembro de 2018 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O Secretariado da Convenção de Ramsar, com sede na Suíça promove o Concurso Internacional de Fotografia de Áreas Úmidas para chamar a atenção da necessidade de conservação das áreas úmidas em todo o mundo. Foto: Kurisu Mills.

O Secretariado da Convenção de Ramsar, tratado que reconhece a importância das áreas úmidas em todo o mundo, promove o Concurso Internacional de Fotografia de Áreas Úmidas. O concurso faz parte das comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas, celebrado todo o dia 2 de fevereiro. Em 2019 o tema será Áreas Úmidas e Mudança do Clima. Bata uma foto que registre a beleza das áreas úmidas e se inscreva até meia noite do dia 25 de novembro. O vencedor receberá uma câmera fotográfica digital Canon.

O concurso está dividido em três categorias: Jovem (de 18 a 25 anos); Amador; e Profissional. O candidato deverá preencher um formulário de inscrição online e enviar a fotografia conforme todas as normas estabelecidas pelo regulamento.

Convenção de Ramsar

A Convenção de Ramsar é um tratado intergovernamental que estabelece marcos para ações nacionais e internacionais para a conservação e o uso sustentável de zonas úmidas e de seus recursos naturais. A Convenção foi realizada em 1971, na cidade iraniana que serviu de nome para o tratado. O Brasil só assinou a Convenção de Ramsar em 1993, ratificando-a em 1996. O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Biodiversidade, é a autoridade administrativa da Convenção de Ramsar no país, atuando para viabilizar a implantação dos compromissos assumidos.

No Brasil, existem dois tipos de áreas úmidas– as costeiras, constituídas por manguezais, campos alagáveis e praias; e as interiores, que incluem veredas, várzeas amazônicas, igapós, campinarana e pantanal. O país tem 27 áreas úmidas reconhecidas pela Convenção de Ramsar.

Saiba Mais

Regulamento do Concurso Internacional de Áreas Úmidas

 

Leia Também

Brasileiro vence concurso mundial de fotografia sobre natureza

O Dia Mundial das Zonas Úmidas

O que é um Sítio Ramsar

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
2 de fevereiro de 2014

O que é um Sítio Ramsar

Hoje, 02 de fevereiro, é Dia Mundial das Zonas Úmidas. Entenda o que é um Sítio Ramsar e qual a sua importância.

Reportagens
2 de fevereiro de 2011

O Dia Mundial das Zonas Úmidas

Convenção de Ramsar completa 40 anos. Brasil, país que detém a maior área úmida do mundo - o Pantanal  - , juntou-se ao tratado internacional em 1993.

Fotografia
17 de julho de 2017

Brasileiro vence concurso mundial de fotografia sobre natureza

Imagem de vitória-régia em formato de coração feita por Wendell Medeiros desbancou 32 mil fotos da premiação realizada pela The Nature Conservancy

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.