482 insetos são apreendidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Animais foram remetidos pelos Correios com documentação de encomenda de artesanato. Remetente foi autuado em 20 mil reais por desrespeitar legislação

14 de julho de 2019 · 5 anos atrás
Insetos seriam enviados para o Chile. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama.

Cuidadosamente embalados, 482 insetos estavam indo para Chile quando a caixa da encomenda ficou presa na triagem de rotina no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O Ibama apreendeu a “mercadoria”, que seria enviada para pesquisadores do Chile com documentação de encomenda de artesanato. Segundo nota divulgado pelo Ibama, o remetente foi multado em 20 mil reais.

O envio de amostra de patrimônio genético ao exterior exige uma série de medidas por parte do requerente, como possuir registro no Cadastro Técnico Federal (CTF) e Termo de Transferência de Material (TTM) emitido pelo Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), como regulamentado pela Lei nº 13.123/2015 e o Decreto nº 8.772/2016.

Foto: Vinícius Mendonça/Ibama.