Salada Verde

COP20 busca um rascunho do novo acordo climático

Conferência em Lima começa com o compromisso de elaborar um documento inicial para os acordos que deverão ser firmados na COP de Paris, em 2015.

Redação ((o))eco ·
3 de dezembro de 2014 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Segundo dia de ocorrência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-20). Foto: UNclimatechange/Creative Commons/Flickr.
Segundo dia de ocorrência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-20). Foto: UNclimatechange/Creative Commons/Flickr.

Por enquanto, o clima é de calmaria o clima na COP20, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começou na segunda-feira (01). O encontro anual dessa vez é em Lima, no Peru, e deve receber mais de 10 mil representantes de 195 países que integram a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês). As discussões devem ficar mais acaloradas na semana que vem, quando se iniciam as reuniões do Segmento de Alto Nível. Até o dia 12, os diplomatas e ministros vão discutir a elaboração do “rascunho zero” do novo acordo global de redução de gases de efeito estufa, que deverá substituir o protocolo de Quioto em 2015.

Os países que participam da COP20 já estão de olho em Paris, sede da COP em 2015, onde se espera que um novo acordo do clima, com entrada em vigor em 2020. Entre a previsão de acordo e o acordo em si vai um mundo de conchavos, conversas a portas fechadas e colchetes indicando impasses nos documentos oficiais. É a diplomacia em busca de um difícil consenso que, dessa vez, visa incluir países em desenvolvimento nas metas obrigatórias de redução de gases de efeito estufa.

Em novembro, China e Estados Unidos anunciaram a intenção de reduzir suas emissões. O gesto foi analisado como positivo, embora insuficiente. Mas tal passo aumentou as chances de um acordo global do clima até 2015.

 

 

Leia Também
Estados Unidos e China: passos importantes para o clima
Caminhada pelo clima reúne quase 1 milhão em todo o mundo
Claudio Maretti:”A Amazônia tem um valor impossível de calcular”

 

 

 

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.