Notícias

Parques Nacionais e o Dia da Amazônia

Na data em que se comemora o dia do bioma Amazônia, separamos vídeos sobre 4 sensacionais unidades de conservação da região. Confira.

Redação ((o))eco ·
5 de setembro de 2014 · 10 anos atrás
Parque Nacional Serra do Pardo
Parque Nacional Serra do Pardo

O bioma Amazônia ocupa 49,3% do território nacional. São nada menos que 419,7 milhões de hectares. Ao longo dos anos, um dos mecanismos para conter a fúria do desmatamento, que já consumiu quase 20% da floresta, foi criar Unidades de Conservação para proteger parte do bioma.

Grande parte dessas UCs só existe no papel, e ainda sofre com escassez de funcionários e de infraestrutura. Mesmo assim, elas são importantes para conter o avanço do desmatamento sobre a floresta, como demonstrou o relatório do Tribunal de Contas da União sobre as unidades de conservação da Amazônia.

Embora conte com belezas cênicas e atrativos únicos, a falta de estrutura espanta os turistas, que a visitam em números diminutos. Em homenagem ao dia da Amazônia, ((o))eco selecionou vídeos de 4 importantes Parques Nacionais da região.

 

Parque Nacional de Anavilhanas

Localizado no estado do Amazonas, o Parque Nacional de Anavilhanas nasceu através do Decreto nº 86.061, de 02 de junho de 1981 e foi  sendo a 10a Unidade de Conservação criada na Amazônia.  
No vídeo acima, o programa Estação Turismo, produzido pela canal de TV a cabo Amazon Sat, visita e descreve os atrativos do Parna Anavilhanas, que fica entre os municípios de Manaus e Novo Airão.

Leia e colabore com o verbete do wikiparques sobre o Parque, onde você pode acrescentar as informações que quiser e postar fotos.

 

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

A maior Unidade de Conservação federal do país fica no Amapá. Foi criada há 12 anos e sofre um processo legal que pretende retirar-lhe o status de área protegida. Por enquanto, o parque resiste.

Ano passado, o Globo Repórter fez um programa especial sobre o Tumucumaque, que pode ser visto acima. Para saber mais sobre essa unidade de 3,9 milhões de hectares, quase o tamanho do estado do Rio de Janeiro, visite e colabore com o verbete do Wikiparques.

 

Parque Nacional Serra da Mocidade

Com 16 anos de vida, o Parque Nacional Serra da Mocidade está na adolescência e protege uma área de 376,8 mil hectares no estado de Roraima.

O mini-documentário acima, realizado em dezembro de 2013, acompanha uma expedição de pesquisa realizada dentro do Parque Nacional Serra da Mocidade, como parte das atividades relacionadas à elaboração do seu Plano de Manejo.

Veja e colabore com o verbete sobre o Serra da Mocidade no Wikiparques.

 

Parque Nacional da Serra do Pardo

Localizado entre os municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, o Parna Serra do Pardo, faz parte de um mosaico de Unidades de Conservação localizadas na chamada Terra do Meio.

Em 2011, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) fez um mini-documentário sobre a III expedição científica à Terra do Meio — Parque Nacional Serra do Pardo. O vídeo tem cerca de 9 minutos.  

Conheça esta área protegida no Wikiparques.

 
Leia Também
Presidente da WWF vem ao Rio falar da importância da Amazônia
WWF-Brasil lança campanha em prol do Parque Nacional do Juruena    
Concurso Cultural WikiParques de Fotografia: As áreas protegidas do Brasil
“Menos de um dólar por hectare”, lamenta Maria Tereza Jorge Pádua
 

Leia também

Análises
28 de março de 2024

O Turismo ocupando seu lugar na gestão participativa das Unidades de Conservação

Entidades do Trade Turístico podem – e devem! – participar do debate e contribuir com a gestão das áreas naturais protegidas

Colunas
28 de março de 2024

Morte da sucuri Anajulia (Vovózona) liga alerta na comunicação científica 

O sensacionalismo nos impõe um dilema: se por um lado corrói a credibilidade e piora o debate público, por outro pode causar mobilização suficiente para fazer as autoridades agirem

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.