Salada Verde

Livro mostra como usar integralmente os alimentos

Publicação reúne “Receitas Culinárias de Aproveitamento Total” e incentiva a redução do lixo orgânico produzido nas residências.

Redação ((o))eco ·
5 de junho de 2014 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Sopa é um excelente prato para aproveitar alimentos. Acima, Sopa de pescado. Foto: Jenny downing/Flickr.
Sopa é um excelente prato para aproveitar alimentos. Acima, Sopa de pescado. Foto: Jenny downing/Flickr.

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro lançou a publicação Receitas Culinárias de Aproveitamento Total, que reúne 23 tipos de pratos. Para produzi-los, é preciso usar todas as partes dos alimentos que entram como ingredientes, tais como talos, cascas e sementes, que normalmente são jogados fora na preparação.

A iniciativa faz parte do Projeto Ecobuffet, que capacita moradores de comunidades carentes em Culinária Sustentável. O projeto é desenvolvido com base em quatro pilares: aproveitamento total de alimentos, geração de renda, redução de resíduos orgânicos e educação ambiental.

“Essas receitas mostram que é possível fazer comida bonita e saborosa. Além dos alunos aprenderem a evitar o desperdício, eles são capacitados para o mercado de trabalho e alguns saem daqui, querendo até abrir o seu próprio negócio”, disse Carlos Portinho, Secretário Estadual de Ambiente.

O livro foi lançado na última segunda-feira (2/6), em evento no Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), em Benfica e será distribuído entre os alunos e monitores do projeto Ecobuffet.

Mas a versão em PDF pode ser baixada no link a seguir. Bom apetite!

 

Saiba Mais
Receitas Culinárias de Aproveitamento Total

Leia Também
Dicas de como ter uma alimentação mais sustentável
Por uma alimentação sustentável, variada e sem pressa
ONU lança site sobre desperdício de alimentos em português

 

 

 

Leia também

Notícias
11 de maio de 2021

Servidor que relatou ineficiência no Ibama denuncia ameaças feitas por assessor de Salles

Hugo Ferreira foi impedido de copiar documentos do computador onde trabalhava e sofreu ameaças após escrever um relatório para o TCU. Servidor denunciou o ato à corregedoria do Ibama

Salada Verde
11 de maio de 2021

Ministério revela dia e local de operação de fiscalização na Amazônia

Publicação assinada pelo ministro Ricardo Salles autoriza transferência temporária de gabinetes e revela datas e locais de operação conjunta com a Força Nacional

Notícias
10 de maio de 2021

Organizações são contra a votação da lei geral do licenciamento, chamada de ‘boiada das boiadas”

Ascema, ONGs ambientalistas e nove ex-ministros do Meio Ambiente publicaram cartas em repúdio à votação do projeto de lei do licenciamento, que sequer foi tema de audiência pública

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta