Salada Verde

Governo não divulga há 4 meses dados do desmatamento

Divulgação dos dados é mensal na época da seca e bimestral na época da chuva, mas Ministério não segue o próprio calendário estipulado.

Redação ((o))eco ·
15 de março de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Operação Onda Verde: balsas com milhares de toras foram apreendidas em Anapu pelo Ibama. Foto: Nelson Feitos/Ascom Ibama/PA.
Operação Onda Verde: balsas com milhares de toras foram apreendidas em Anapu pelo Ibama. Foto: Nelson Feitos/Ascom Ibama/PA.

A Força Nacional, junto com o Ibama, já deflagrou pelo menos uma grande operação para combater o desmatamento na Amazônia. Batizada de “Onda Verde”, a operação conta com 180 homens e foi montada para combater o desmatamento ilegal no Mato Grosso, Pará, Amazonas e Rondônia. Curioso que o governo mantenha o combate do desmatamento na região, mas esquece de disponibilizar esses dados para a população.Desde outubro os dados do DETER não são divulgados.

Os dados são medidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real, o Deter. Mas não é o INPE o responsável pela divulgação desses dados. Desde 2008, na gestão do então ministro Carlos Minc, o Ministério do Meio Ambiente tomou para si a tarefa de divulgar os números do desmatamento, normalmente, com a convocação dos jornalistas para uma coletiva.

O sistema de detecção de desmatamento em tempo real (DETER) calcula os números do desmatamento usando como base as imagens geradas pelo sensor Modis, a bordo de satélites da NASA. Esses dados orientam ações de repressão ao desmatamento na região e serve para indicar a tendência do desmatamento e qual é a região mais problemática.

O INPE continua fazendo o monitoramento e o Ibama continua recebendo quase diariamente esses dados.

O mesmo tipo de imagens do sensor Modis é utilizado pela ONG Imazon em seu Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), cujos dados dos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro já estão disponíveis. Pelos dados do SAD, a tendência de aumento do desmatamento continuou até janeiro de 2013.

De acordo com a assessoria de imprensa do INPE, o órgão só coloca os dados do DETER no seu site após a divulgação pelo Ministério do Meio Ambiente, detentor desta prerrogativa.

O atraso nos dados impede que a sociedade monitore diretamente o que está acontecendo. Por exemplo, o projeto Infoamazônia, o mapa interativo de ((o))eco, faz uso dos dados do DETER para acompanhar as tendências de desmatamento. Se os dados não saem, essa ferramenta fica comprometida.

Agora, o Infoamazônia passará a mostrar também os dados do SAD, do Imazon. Além da competência, o Imazon divulga seu relatório com a regularidade prometida.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.