Salada Verde

Itália prova carne orgânica do Pantanal

Em parceria com o WWF, associação de produtores orgânicos promove degustação para cozinheiros do velho continente.

Redação ((o))eco ·
24 de março de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Daniele Bragança

Nesta quinta-feira (24), haverá uma apresentação da carne orgânica do Pantanal a um público especializado dos setores de alimentos e varejo na cidade de Mosciano Sant’Angelo, região de Abruzzo, na Itália. A ação, que tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e promovida pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) – ABPO Pantanal Orgânico – com parceria do WWF.

A degustação faz parte de um conjunto de atividades voltado para a divulgação da economia do Estado. Em fevereiro, o presidente da ABPO, Leonardo Leite de Barros, e o coordenador do Programa Pantanal para Sempre do WWF Brasil, Michael Becker, estiveram na feira mundial de produtos orgânicos, a Biofach, em Nuremberg, na Alemanha, considerada a maior feira do ramo no mundo. Falaram para 80 convidados sobre as qualidades da carne orgânica do Pantanal.

“Após Nuremberg, fomos à Itália para encontrar pessoas que contatadas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que tinham visitado nossas propriedades no Pantanal em 2010. Lá, depois de contatos com empresários locais, resolvemos oferecer uma degustação em um famoso restaurante da região, tendo como responsável pelo cardápio um chef local ”, conta Leonardo.

A Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) foi criada em 2001 por pecuaristas da região do Pantanal. Por ser orgânica, agrega valor à carne do Pantanal através da melhoria da rentabilidade do negócio pecuário, associado a baixos impactos.

A associação envolve 20 fazendas localizadas nas sub-regiões da Nhecolândia e Nabileque no Pantanal sul-mato-grossense, totalizando mais de 110 mil hectares, com um rebanho estimado em 55 mil cabeças de gado.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.