Salada Verde

Novo módulo do Documento de Origem Florestal para exportações

Ferramenta de controle do comércio internacional de madeira vai criar base de dados mais ágil para o governo federal. Ibama espera que outros países adotem o sistema.

Redação ((o))eco ·
24 de janeiro de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em fase de implantação desde 10 de janeiro de 2011, um novo módulo do Documento de Origem Florestal (DOF), chamado DOF Exportação, foi criado para o controle da exportação de madeira, seguindo a proposta de modernização dos mecanismos de controle, com o objetivo de aumentar a transparência na gestão pública e facilitar a vida do usuário.

Segundo informações do Ibama, a adequação aos novos padrões serve para reparar problemas com relação ao antigo modelo do DOF, como dificuldades no monitoramento, dados imprecisos sobre portos de saída, ausência de informações sobre países importadores, estatísticas não confiáveis, possibilidade de fraudes e a pouca praticidade para o usuário com sobrecarga desnecessária de informações.

Como pontos benéficos para o usuário do sistema, o órgão cita a redução da burocracia e facilidade do uso. Já o governo poderá contar com um banco de informações sobre as empresas compradoras em outros países. Por outro lado, as empresas poderão se certificar que a madeira comprada é legal, garantindo um bom funcionamento do comércio legal de madeira.

De acordo com comunicado do Ibama, há o interesse de países detentores de florestas em adotar o modelo do DOF. (Daniele Bragança)

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.