Salada Verde

Campanha evita consumo de 5 bilhões de sacolas plásticas

Iniciativa liderada pelo Ministério do Meio Ambiente supera as expectativas e reduz 33% do total de sacolas utilizadas por grandes supermercados.

Redação ((o))eco ·
6 de janeiro de 2011 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Cinco BILHÕES de sacolas plásticas. Este é o número aproximado dos famosos ‘saquinhos’ que, segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, deixaram de ser consumidos, graças a iniciativa “Saco é um Saco”, promovida pelo própria governo. O percentual de redução atingido (33%) foi bem maior que a expectativa inicial, que era de 10% do total de sacolas plásticas usadas por grandes supermercados.

As maiores redes de supermercado do pais (Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour), que fizeram o levantamento do consumo, desenvolveram iniciativas para a substituição das sacolas para o transporte de mercadorias, como venda de ecobags, caixas de papelão e pontos em cartão de fidelidade para quem não utiliza o material plástico (que pode levar mais de 100 anos para a sua degradação no meio ambiente).

No Rio de Janeiro, a lei 5.502, de 15 de julho de 2009, dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro como forma de colocá-las à disposição do ciclo de reciclagem e proteção do meio ambiente fluminense. Microempresas tem 3 anos para substituir completamente o uso de sacolas plásticas, enquanto empresas de pequeno porte e demais entidades societárias possuem 2 anos e 1 ano, respectivamente, para a ação.

Interessante que, segundo o artigo 7º da mesma lei, “O Poder Executivo incentivará a Petrobrás e outras indústrias instaladas ou que vierem a se instalar, nos pólos de Gás Químico, em Duque de Caxias e no Complexo Petroquímico de Itaboraí – COMPERJ, ou em qualquer município do Estado, a buscar novas resinas derivadas da produção de petróleo ou composições químicas que levem a produção de novas sacolas não-poluentes (biodegradáveis).”, uma iniciativa ímpar do Estado do Rio de Janeiro no que dispõe a legislação ambiental em comparação a outros estados e até mesmo a União.

Em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab vetou, em 22/01/2010, o Projeto de Lei nº 577/07 (de autoria dos vereadores Claudinho de Souza e Gilson Barreto, do PSDB), que tornaria obrigatório a substituição das sacolas plásticas por materiais de fontes renováveis e ou recicláveis. Um novo projeto de lei (528/2009), do vereador Carlos Alberto Bezerra (PSDB) seria votado no dia 10/11/2010, mas a votação foi adiada. (Daniele Souza)

Leia também
A ingênua lei contra as sacolas plásticas

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.