Salada Verde

Cultivo de arroz e conservação da natureza

O cultivo de arroz necessita implementação de novas práticas mais sustentáveis, apontam conclusões do simpósio realizado na Argentina.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2010 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em 26 e 27 de agosto de 2010 aconteceu o Simpósio Internacional sobre O Cultivo De Arroz E Conservação Da Natureza., Organizado pela Alliance for the Grasslands, Associação de Arrozeiros e o Sindicato Rural de Uruguaiana, o evento reuniu, no sul da Argentina, produtores rurais, autoridades políticas, membros dos movimentos rurais e conservacionistas e comunidades acadêmicas do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

O evento levantou uma série de conclusões sobre o cultivo de arroz, práticas sustentáveis e sua aplicação na agricultura, além de ações de manejo e administração que podem ser aplicadas pelos produtores na melhoria dos padrões regionais e do tratamento com os recursos naturais. Um dos pontos chaves é a consideração da demanda pela expansão da produção de arroz e a quantidade e qualidade da água utilizada nessas culturas aliado à conservação do meio ambiente. 

Parte das conclusões do simpósio baseiam-se em modelos que atendam os aspectos sociais e ambientais envolvidos na agricultura do arroz. Surge, potencialmente, a consciência dos impactos ambientais derivados da transformação do ambiente para implementação dos cultivos e necessidade de conservar os ecossistemas modificados.

Os participantes do Simpósio, afirmam que existem intenções de melhorar o perfil ambiental das culturas de arroz, assim como a relação dessas com a natureza. Apontam também  que o setor público deve investir em pesquisas sobre práticas sustentável para cultivo do grão. 

Conclusões finais do Simpósio Internacional sobre O Cultivo De Arroz E Conservação Da Natureza:

• O cultivo de arroz atrai organismos que se utilizam da cultura como habitat alternativo, temporário ou efêmero, sem necessariamente haver consumo das sementes.
 
• A criação de habitats artificais pode ser benéfico, mas também altamente arriscado, pois modificam-se as condições naturais de sobrevivência da fauna e flora locais. Assim, é necessário um manejo adequado na transformação dos ambientes.
 
• A rotatividade de culturas entre o gado e o arroz contribui para melhoras na colheita, além do tratamento ser eficaz para a conservação da biodiversidade, de boa produção e na prevenção de problemas crônicos na cultura.

• Pássaros são animais extremamente sensíveis à mudanças ambientais, sendo um bom bioindicador da qualidade da cultura. É preciso examinar as espécies recorrentes e sua interação com o entorno.

• O design da paisagem e seu equilíbrio com o ambiente devem ser levados em consideração, respeitando a vegetação, corredores ecológicos e as interações entre culturas produtivas e os usos potenciais dos recursos naturais.
 
• É preciso desmitificar a àgua na cultura de arroz. As culturas de arroz demandam água, não em grandes quantidades, mas com melhor administração de consumo, tratamento; potencializando os ciclos naturais.
 
• Mecanismos promissores podem auxiliar na diferenciação do arroz cultivado com “boas práticas”, a exemplo da certificação IRGA, aplicada no Brasil.

• Existem novas experiências de cultivo que melhoram o tratamento com o ambiente, como o arroz orgânico, o arroz biodinâmico, as culturas integradas e uma série de novas técnicas que reduzem a utilização de defensivos agrícolas e cuidam melhor do solo e da água.

• O uso de reservatórios de água em áreas de expansão agrícola do arroz, aumentam a capacidade de desenvolvimento da cultura, porém é necessária adesão à legislação local e um cuidado extremo com os impactos ambientais decorrentes dessa prática. (Laura Alves)

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.