Salada Verde

A Rússia criará novos parques nacionais

O país promete 3,8 milhões de hectares em reservas, decisão que o ajudará a concretizar suas obrigações nacionais de conservação da biodiversidade até o ano de 2020. 

Redação ((o))eco ·
6 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em 2002,  governos comprometeram-se em acabar com as altas taxas de perda da biodivesidade. Porém, apesar de sucessos localizados, nenhum conseguiu alcançar suas promessas e as perdas continuam a acontecer em taxas alarmantes. 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, como declarado pela ONU, e o governo russo tomou providências crucias para proteção ambiental no país: a ampliação de áreas de proteção ambiental para quase 3% do território nacional .
 
A decisão do governo russo estabelece 9 novas reservas e 13 novos parques nacionais, introduzindo também uma zona de amortecimento marítima de mais de 1 milhão de hectares, cobrindo uma área total de mais de 3.8 milhões de hectares até 2020, aumentando em 500 mil ha as áreas de proteção ambiental já existentes e beneficiando muitas espécies ameaçadas.

“Pela primeira vez, o desenvolvimento de áreas de proteção na Rússia será baseado na análise de todos os dados acerca da diversidade biológica. A criação de áreas de proteção é crucial para salvar a biodiversidade rica e única da Rússia”, diz Vladimir Krever, coordenador de biodiversidade da WWF do país.
 
A decisão foi baseada na análise feita pela WWF em parceria com a The Nature Conservancy e a Fundação MAVA no período de 2006 a 2008 e sua meta é atingir os compromissos feitos pelo país na Convenção da Biodiversidade para proteger, com eficácia, áreas-chave que salvaguardam a biodiversidade. Mais de 300 especialistas concederam dados originais para a análise e participaram da discussão. Com base nesses dados, a WWF conseguiu representatividade no sistema federal de áreas protegidas e recomendou a criação de novas 70 reservas naturais e 71 paques nacionais na Rússia.(Laura Alves)


Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.