Salada Verde

Ovos de tartarugas eclodem no Delta

Ninhos no litoral do Piauí, protegidos por organização de biólogos e voluntários, garantem nascimento de filhotes de tartarugas oliva e de couro.

Salada Verde ·
22 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Tartarugas a caminho do mar no Delta do Parnaíba, Piauí
 

A população de tartarugas oliva (Lepidochelys olivacea) e tartarugas-de-couro ((Dermochelys coriacea) cresceu neste último fim de semana. Esta última, uma espécie criticamente ameaçada. Ninhos com ovos dessas espécies foram identificados e estavam sendo monitorados na região do Delta do Parnaíba. Os ovos das tartarugas oliva eclodiram no sábado (dia 19) e deles nasceram 60 tartarugas. Os ninhos de tartaruga oliva estão na Praia da Pedra do Sal (em Parnaíba), Praia do Arrombado (em Luís Correia) e Barra Grande (em Cajueiro da Praia).

O ninho foi feito próximo a uma torre de energia eólica, o que deixou os biólogos preocupados. “Essa informação reforça a necessidade do plano de manejo, para minimizar os impactos que possam comprometer a sobrevivência das espécies de tartarugas marinhas no litoral do Piauí”, disse a bióloga Werlanne Santana, ao repórter Francisco Brandão, do site Proparnaiba.com.

O integrantes do Tartarugas do Delta estavam monitorando também uma “cama” de tartaruga-de-couro na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia. De acordo com biólogos, ocorreu um imprevisto nas condições climáticas e do mais de 100 ovos, 80 estavam se perderam. “Ainda sim, eclodiram 22 tartarugas e conseguimos conduzi-las até o mar”, disse a bióloga Kesley Paiva.

 O Tartarugas do Delta é um grupo de biólogos, estudantes e voluntários comprometidos com a causa ambiental, com foco na população de tartarugas do Delta do Parnaíba, Piauí. Eles identificam e monitoram ninhos de tartarugas, além de acompanhar a chegada dos filhotes até o mar. Em parceria com os pescadores, também prestam socorro a tartarugas que encalham na região.  (Celso Calheiros)

FOTOGRAFIA
Veja o ensaio nos braços do Parnaíba

Explore a região do Delta do Parnaíba no mapa interativo


Exibir mapa ampliado




Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.