Salada Verde

Liberados esportes em parques estaduais do RJ

Cerimônia no Parque Lage marcou a assinatura do decreto que de uso público dos parques estaduais no Rio de Janeiro. Oito RPPNs também foram certificadas.

Salada Verde ·
1 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Rio de Janeiro – De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), um parque nacional (ou estadual), deve preservar ecossistemas naturais que apresentem grande relevância ecológica, mas também precisa conciliar esta atividade com outras, qual o turismo ecológico. O que se vê, no entanto, são restrições às visitações e esportes realizados ao ar livre. O Rio de Janeiro, para fazer cumprir a lei, lançou o decreto que estabelece as regras para uso público em seus parques estaduais. A assinatura do governador Sérgio Cabral aconteceu em cerimônia realizada no Parque Lage, no dia da Mata Atlântica (27/05).

“A nossa ideia era criar um ato que mudasse a lógica de que toda visitação deve ser proibida, salvo quando expressamente permitida, por outra onde toda visitação é permitida, salvo quando expressa e justificadamente proibida”, disse André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e um dos mentores do decreto. Ele ressaltou, é claro, que todas as atividades devem estar de acordo com a principal função dos parques: a conservação da natureza.

Luis Firmino, presidente do Inea, também considera a medida um grande avanço, já que vai aproximar as pessoas das áreas protegidas no estado, o que pode criar um maior vínculo. Na ocasião, também houve o lançamento do livro “Regularização Fundiária em Unidades de Conservação”, obra que conta a experiência do Rio de Janeiro em pagar indenização para os proprietários cujos terrenos estão dentro de parques criados.

Ao comentar o assunto, a secretária de Ambiente do Estado, Marilene Ramos, lembrou o seu antecessor, Carlos Minc, e não escondeu o entusiasmo. “Não pegamos mais as áreas na mão grande. Não somos caloteiros”, vibrou. Ao longo da manhã, no Parque Lage, oito novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) receberam seus certificados. (Felipe Lobo)

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Notícias
25 de abril de 2024

Do Brasil à Colômbia, conservação ambiental através da literatura

Feira do livro de Bogotá traz os biomas brasileiros em destaque, com uma curadoria literária voltada para o meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.