Salada Verde

Pegada florestal

Relatório mostra impactos de 35 empresas sobre vegetação natural. No Brasil, grupo Maggi e outros não revelaram seus dados.

Salada Verde ·
11 de fevereiro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O relatório anual da Forest Footprint Disclosure foi lançado esta semana no Reino Unido e revela impactos de 35 grandes empresas sobre as florestas. As atividades desses grupos estão ligadas a commodities que fazem avançar o desmatamento, como soja, carne, couro, madeira e biocombustíveis. Ao todo, 217 companhias foram consultadas, mas apenas 35 enviaram informações sobre suas cadeias produtivas, entre elas gigantes como a Unilever, Nike, Adidas, Carrefour e BMW. Dezenove empresas brasileiras estavam na lista, mas apenas o grupo Independência, do setor agropecuário, e a Fibria, de papel e celulose, responderam. Entre as companhias nacionais que não revelaram seus dados estão a Cosan, o grupo André Maggi e os frigoríficos Bertin, JBS e Marfrig. Conforme o documento, há casos de empresas que investem pesado em publicidade ambiental, mas não aplicam na prática a alardeada sustentabilidade. O relatório defende a implementação urgente de um sistema para certificação de origem da carne bovina. Isso impediria que o boi criado na base do desmatamento continue sendo exportado. Acesse o relatório (em inglês) aqui.

Saiba mais:
Certificação da cadeia bovina
A promessa dos frigoríficos
Multinacionais e a degradação florestal
Governo é aliado da destruição da Amazônia

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.