Salada Verde

233 animais silvestres são devolvidos à natureza

Ibama concluiu processo de soltura dos bichos nos estados de Pernambuco e Sergipe. Grande parte eram vítimas de comércio ilegal

Sabrina Rodrigues ·
20 de novembro de 2018 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Papagaios devolvidos à natureza. Foto: Ibama.

Duzentos e trinta e três aves silvestres foram devolvidas à natureza neste fim de semana pelo Ibama. Boa parte do animais soltos eram vítimas do comércio ilegal e foram apreendidas pelo órgão federal em diversos estados do país. A soltura contou com apoio logístico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).

Foram soltos 79 papa-capins, 39 bicudos, 15 curiós, 6 pintassilgos-do-nordeste e 3 trinca-ferros. Além de 19 papagaios-do-mangue, 20 jabutis-piranga, 2 maracanãs nobres e 50 periquitos-do-sertão.

Em Pernambuco, a soltura contou com o apoio técnico do Cetas do estado, e em Sergipe, as aves foram soltas em uma área florestal de 2 mil hectares. As ações de transferência e soltura foram realizadas em seis dias.

O retorno ao ambiente de origem, em veículos climatizados, ocorreu após reabilitação em Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto em cinco estados: Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O processo de preparação do retorno dos animais à natureza começa com a chegada dos bichos aos Cetas, onde são tratados de doenças, ferimentos, recebem alimentação e passam por um trabalho de recuperação física e psicológica, pois muitas vezes os animais chegam traumatizados pelos maus-tratos sofridos. É um trabalho que dura o ano inteiro, para se ter ideia, só no estado do Ceará, cerca de 200 animais são devolvidos semanalmente à natureza. De janeiro a novembro deste ano, o CETAS do Ibama no estado recebeu 11 mil animais. Atualmente, há 24 Cetas do Ibama em funcionamento no país. Em 2017, foram devolvidos à natureza 34.764 animais.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama.

 

Leia Também

Recife: Mais de mil aves silvestres apreendidas

Ibama terá que divulgar orientação em caso de animais silvestres apreendidos

Captura e soltura, as duas pontas do fio do conhecimento

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
26 de junho de 2013

Captura e soltura, as duas pontas do fio do conhecimento

Com 66 lobos-guará capturados ao longo de oito anos, programa desvenda hábitos que ajudam na conservação dessa espécie do Cerrado.

Salada Verde
25 de julho de 2018

Ibama terá que divulgar orientação em caso de animais silvestres apreendidos

O Tribunal Federal da 2ª Região (TRF2) determinou que o estado do Rio de Janeiro construa novo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)

Notícias
30 de agosto de 2011

Recife: Mais de mil aves silvestres apreendidas

Ação da polícia militar em Pernambuco em feira de passarinhos conhecida no Recife expõe parte da crueldade existente no tráfico de animais.  

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.