Fotografia

10 baleias avistadas pelo projeto ‘baleia à vista’ em 2018

Nestes 15 anos dedicados à observação e registros de cetáceos, 2018 foi o que proporcionou o maior e mais diversos número de registros de baleias.

Julio Cardoso ·
31 de janeiro de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Faço registros de baleias e golfinhos no litoral norte de São Paulo desde 2004, navegando principalmente no entorno de Ilhabela e na costa de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Até o momento, já registrei 170 registros de 309 baleias e golfinhos das 4 espécies mais comuns na região: Baleia-de-Bryde (Balaenoptera brydei), Baleia Jubarte (Megaptera novaeanglia), Baleia Franca Austral (Eubalena australis) e Orcas (Orcinus orca).

Nestes 15 anos dedicados à observação e registros de cetáceos, 2018 foi o que proporcionou o maior e mais diversos número de registros de baleias. Atingimos um total de 105 baleias avistadas em 48 registros dessas 4 espécies mais comuns. Nesta lista, compartilho com vocês os 10 registros que considero os mais interessantes de 2018:


Registro 01 – Dia 4/01/2018. Umas 2 milhas pAra fora da Ilha das Couves, em Ubatuba, 5 baleias-de-Bryde atacavam cardumes e mais cardumes de manjubinhas, dando “bocadas” incríveis.
Registro 02 – Dia 18/01/2018. Uma baleia-de-Bryde caçava cardumes de pequenos peixes bem em frente à Praia de Maresias, em São Sebastião. Dava para vê-la da praia.
Registro 03 – Dia 31/01/2018. Na Ponta da Sela, em Ilhabela, 3 baleias-de-Bryde atacavam cardumes de manjubinhas e faziam movimentos incríveis para cercá-las.
Registro 04 – Dia 21/06/2018. Foi um dia histórico, pois coincidiu o solstício de inverno com a primeira chegada das jubartes em migração em 2018. Avistamos 12 baleias-jubarte neste dia. Uma delas saltou mais de 30 vezes e consegui fazer fotos dos saltos. Nós a apelidamos de Pipoca.
Registro 05 – Dia 21/06/2018. Outra jubarte avistada no mesmo dia do solstício. Esta aqui deu “match”. Ou seja, nós conseguimos identificá-la. Ela já havia sido fotografada pela equipe do Projeto Baleia Jubarte em Abrolhos e a identificamos em Ilhabela pela cauda. A batizamos de Pagu!
Registro 06 – Dia 24/06/2018. Na Ponta da Sela, em Ilhabela, esta Jubarte passou ao lado de um barco de pesca e depois veio checar nosso barco, passando a poucos metros. Saltou, fez várias acrobacias e depois passou um longo tempo fazendo “Pec/Slap”, ou seja, de barriga pra cima ou de lado batendo a nadadeira peitoral na água e fazendo um barulho que se ouvia ao longe.
Registro 07 – Dia 3/07/2018. No sul da Ilhabela, região da Sepituba, foi avistado esta baleia jubarte. Ela estava inquieta, saltando, batendo a cauda e veio checar nosso barco. Chegou a dar a impressão de que estava nos avaliando. Passou um tempo parada, nos observando a menos de 1 metro do barco! foi uma emoção incrível, pois ela estava calma e nos investigava… assim ficou por uns minutos e foi embora. Consegui registrá-la bem de perto.
Registro 08 – Dia 23/07/2018. Uma rara baleia Franca Austral e um filhote estavam no traves do Bonete, em Ilhabela. Ela tinha uma rede de pesca emalhada na cabeça e isso nos preocupou muito. Três dias depois, no dia 26/07, ela foi reavistada em São Vicente e no dia seguinte, 27/07, foi vista em Mongaguá. Já tinha conseguido se livrar da rede. Com a ajuda da Karina Groch, do Projeto Francas, conseguimos identificar que era a mesma baleia com o filhote. Pelo visto ela teve sorte e conseguiu se livrar da rede e levar seu filhote para as águas mais frias do sul.
Registro 09 – Dia 21/09/2018. Uma baleia jubarte, com uma enorme quantidade de cracas presas ao corpo, decidiu atravessar de Sul a Norte o Canal de Ilhabela e São Sebastião, com a maior tranquilidade, ignorando as balsas (A Dersa chegou a parar/diminuir o tráfego para ela passar…) e ela seguiu impávida para a Ponta das Canas, contornou Ilhabela e foi avistada dia seguinte entre Ilhabela e a ilha de Búzios.
Registro 10 – Dia 30/11/2018 . Eram 8 orcas, a maioria jovens caçando entre a Ilha Vitoria e a Ilha de Búzios, no Arquipélago de Ilhabela. Pareciam estar interessadas nas raias-manteiga que estavam no local, mas o curioso que 2 baleias-de-Bryde também estavam na área e não gostaram muito da proximidade das orcas. As Brydes chegaram a avançar sobre as intrusas, o que pareceu uma “inversão de valores”, já que é a orca que leva a fama de valentona. Foi um registro incrível.

Leia também

Reportagens
3 de outubro de 2017

Projeto monitora baleias no litoral norte de São Paulo

Através de parcerias, o “Baleia à Vista” colocou São Paulo na rota do monitoramento de Cetáceos no país. Projeto é idealizado por um observador amador

Salada Verde
8 de novembro de 2018

Como as guerras afetam o meio ambiente, segundo a ONU Meio Ambiente

A biodiversidade também é uma vítima dos conflitos armados. Segundo a ONU, o impacto das guerras na natureza não devem ser negligenciados

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Ana Cristyna diz:

    Parabéns pelo trabalho!! Avistamos no dia 28 de fevereiro de 2019 duas baleias na travessia Ilha de Couves -Praia do Cedro, em pontos diferentes. Uma me pareceu ser a Bryde e a outra uma Jubarte. A emoção foi maior do que esses gigantes do mar!!!


  2. jose carlos olivieri diz:

    CARDA, ESTÁ NA HORA DE ALÉM DE OBSERVAR BALEIAS, OU SEJA, OLHAR PARA BAIXO OU PARA O HORIZONTE, CRIAR O PROJETO "UFO A VISTA" E OLHAR TAMBÉM PARA O CÉU". ACHO QUE DÁ PARA TER AMBAS AS ATIVIDADES SEM PREJUÍZO DE NENHUMA DELAS.
    PERTO DA ILHA BELA SE TEM INÚMEROS RELATOS DE OVNIS. É UMA QUESTÃO DE "ESTAR DISPOSTO A VER".