Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Cidades

Dos ciclistas atropelados em São Paulo até a persistência da tragédia do Haiti, vemos o quanto o mundo urbano precisa avançar para ser sustentável e solidário. Um ano de cidades em ((o))eco.

Redação ((o))eco ·
24 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás

Esse ano, ((o))eco entrou de cabeça no uso de mapas e imagens de satélites. Usamos essa abordagem para mostrar as áreas verdes de uma lista de grandes cidades brasileiras. Do outro lado, passados dois anos do terremoto que o arrasou, a persistência da tragédia do Haiti mostra o quanto o mundo precisa avançar para ser solidário. No mesmo tom, as notícias sobre mortes de ciclistas atropelados por carros em São Paulo dizem o mesmo sobre as cidades. Falta-nos a gentileza e a vontade deixar para trás o mundo em que o automóvel é um ícone adorado.

Julie Dias morreu atropelada na manhã de sexta-feira. Ela plantava árvores, plantava vida na cidade. À noite, Juliana se multiplicou.
Respeito aos pedestres e valorização de meios de transporte coletivo e alternativo ajudaram cidade a acertar o rumo. Uso de carros despenca.
Premiado pelo Instituto Claro, site idealizado por um dos editores de ((o))eco junta cartografia digital, compartilhamento de dados e jornalismo cidadão.
Mudança deixa aos clientes a opção de comprar sacolas biodegradáveis, mas nos dias iniciais eles optaram pelas caixas de papelão gratuitas.
É verão e as enchentes se repetem nas cidades mineiras. Mas só nas novas, pois os antigos livraram os núcleos históricos dessa chaga.
Após acidente de 2011, bondinhos com 100 anos de Rio de Janeiro esperam solução. Segundo os moradores, eles foram sucateados durante anos.
O Brasil possui muitos parques e florestas urbanas que merecem ser vistos não só lá do espaço, mas também ao vivo e em cores. Veja fotos de satélite de algumas áreas verdes sugeridas por nossos leitores.
Jan Gehl ajudou a transformar a qualidade de vida em Copenhague. Na Rio+20, ele marcou presença na cidade para reafirmar suas ideias.
No Haiti o básico é um luxo reservado a poucos. Imprensada entre o cólera e a inanição, a população depende da boa vontade estrangeira.
O Brasil possui ao todo 5.564 cidades, pequenas, grandes, de todos os tamanhos. Conheça algumas cidades brasileiras vistas do espaço.
Geólogo investiga a situação de mil cemitérios espalhados pelo Brasil e conclui que 75% apresentam problemas sanitários, alguns graves.
Circuito de trilhas com 150 quilômetros que irá cruzar a cidade do Rio de Janeiro, a Transcarioca sai do papel e entra oficialmente na mata.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.