Reportagens

Guiana tenta regular a mineração

Após impor regras sobre o setor madeireiro, o governo do país exige cumprimento de leis ambientais de mineiradores. O setor reclama e teme que  restrições possam levar a atividade a um colapso econômico.

Neil Marks ·
1 de março de 2010 · 14 anos atrás
O Presidente Bharrat Jagdeo busca proteger a floresta do país com ajuda financeira internacional. Mas para que isso ocorra, o país terá que implementar estritas regras para a mineração. É neste ponto que começa uma batalha árdua com os mineradores. ( foto: Ajay Baksh)

A Guiana, terra da famosa cidade de El Dorado,  atrai há décadas, para o interior de sua floresta , nativos e estrangeiros à caça de ouro, diamantes e outros metais preciosos.  O único problema com isso é eles têm destruído a floresta amazônica no processo.

A estratégia de desenvolvimento de baixo carbono (LCDS, na sigla em inglês) do presidente Bharrat Jagdeo busca proteger a floresta do país – cujo tamanho é similar ao da Inglaterra – se compensações forem pagas para tanto. E o dinheiro está chegando: a Noruega já declarou que vai dar à Guiana 250 milhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos. Mas para que isso ocorra, o país terá que implementar estritas regras para a mineração. É neste ponto que começa uma batalha árdua com os mineradores, como Patrick Pereira.

Pereira, um proeminente membro da Comissão de Geologia e Minas da Guiana, argumenta que o total de árvores colocadas abaixo pela mineraçao é insignificante. Ele diz que é difícil entender porque um setor tão importante, que derruba apenas 0,0294 hectares anualmente de área de floresta, emprega mais de 100 mil pessoas e produz 400 milhões de dólares, pode ser reduzido.“A consequência da redução da indústria mineradora de pequena e média escala seria catastrófica”, diz Pereira.

Porta-voz Robert Luncheon

Pequenas e médias companhias de mineração na Guaiana temem que as novas regras possam colocá-las fora do negócio e levar a um colapso da indústria como um todo. Mas o governo diz que este medo não faz sentido. “O governo não iria apoiar políticas que levem a extinção da mineração”, diz o porta-voz da administração de Jagdeo, Roger Luncheon.

Mineradores tiveram até agora permissão para continuarem a derrubar árvores nas áreas em que exploram. A nova regulação busca interromper este processo pedindo às empresas que deem um aviso prévio de seis meses sobre as áreas que pretendem minerar e que estipulem claramente qual o  tamanho do desmate que ocorrerá com suas atividades.

Luncheon havia dito, muito antes da promulgação da estratégia de baixo carbono, que havia preocupações sobre o impacto da mineração sobre o meio ambiente. “O interesse é termos uma exploração equilibrada, sustentável, de nossos recursos naturais”

De acordo com o primeiro-ministro Samuel Hinds, madeireiros são obrigados a obter aprovação prévia da Comissão Florestal da Guiana antes de qualquer derrubada que façam, enquanto mineradores continuam tendo permissão de desmatar conforme suas necessidades .  Em encontro com o chefe da Comissão de Geologia e Minas da Guiana, William Woolford, cerca de 100 garimpeiros da Associação de Mineradores de Ouro e Diamante da Guiana pediram para que ele removesse as novas regulações.

No entanto, Woolford não corcordou com o pedido, dizendo que as novas regulações não levarão à morte do setor de mineiração. “Nem a estratégia de baixo carbono nem o acordo com a Noruega demanda, exige ou sugere que a mineração deva cessar”, ele diz. “O setor de mineração é muito grande para deixar de funcionar”, Luncheon havia dito anteriormente.

Setor próspero

A indústria de mineração de ouro e diamante tem elevado sua capacidade de escavar e tem se dedicado em banir os métodos que utilizam mercúrio (foto:Ajay Baksh)

De fato, no ano passado, a Guiana teve um de seus melhores momentos em mineração de ouro. Pequenos e médios mineradores excederam as projeções, declarando 305,1 mil onças (aproximadamente 9,4 kg) . Isso representou um aumento de 17,2 % sobre o ano de 2008 e aumento ainda maior sobre a projeção, de 257,5 mil onças para 2009. O Conselho da Guiana para o Ouro informa que as exportações de ouro no ano passado chegaram a 281,68 milhões de dólares.

Agora os mineradores dizem que as novas regras podem reverter a prosperidade do setor, e até causar o seu colapso.

Woolford diz que sua Comissão e a Associação dos Mineradores de Ouro e Diamante sempre alertaram as mineradoras para seguirem as leis. “ A confiança dos mineradores para operarem de acordo standards internacionais  continua a se fortalecer e certamente começou antes da estratégia de baixo carbono e o acordo com a Noruega. Ninguém pode negar que essa confiança é essencial”, analisa.

A indústria de mineração de ouro e diamante tem elevado sua capacidade de escavar e tem se dedicado em banir os métodos que utilizam mercúrio, melhorando os sistemas de recuperação, assim como incrementando os próprios sistemas de exploração e os equipamentos.

As leis ambientais para mineração entraram em vigor em março de 2005 e, após uma campanha de conscientização e educação da comunidade minera, a aplicação da lei começou. Agora, a partir de 2010 elas serão estritamente aplicadas.

Além disso, a Comissão de Geologia e Minas da Guiana em seu programa de trabalho e atividades para os próximos anos tem focado em melhorar os métodos de recuperação de ouro e diamante, assim como o de outros minerais. O foco tem um duplo propósito: aumentar economicamente os ganhos e tornar mais eficiente as operações por meio de métodos mais limpos de recuperação. Isso também geraria maior capacidade financeira de bancar esse tipo de gerenciamento ambiental.

Madeireiros X mineradoras

A necessidade de coordenar a mineração e a extração de madeira nas florestas da Guiana já é reconhecida há mais de 20 anos. O atual governo concedeu por exemplo aos detentoes do chamado Acordo para Venda de Madeira, o direito de saberem previamente ou ainda recusarem qualquer proposta de mineração em áreas que estejam cobertas pelo acordo. Essa decisão é considerada injusta pelo setor de mineração, mas o governo conseguiu colocar  estes direitos em prática ao mesmo tempo em que ganha mais conhecimento sobre o potencial de conflito entre os dois setores.

No entanto este conflito entre mineração e extração de madeira não desapareceu. Na verdade, ele até mesmo se intensificou, pois desde a última década mercados globais de madeira insistem que o suprimento deva vir de florestas certificadas.

A disparidade sobre o que tem sido prescrito para o setor madeireiro e o setor de mineração só cresceu durante os últimos 10 anos. Madeireiras são obrigadas a desenvolverem inventários de todas as árvores com diametro maior do que 14 polegadas  e altura mediana, e não são permitidas a derrubarem mais do que seis ou oito árvores, algo como oito metro cúbicos por acre. Isso a cada 60 anos; a permissão cai pela metade em um prazo de 30 anos. Assim, antes de derrubarem qualquer árvore,  empresas de madeira são praticamente obrigadas a conseguir uma autorização da Comissão Florestal da Guiana. Por outro lado, mineradores têm sido liberados para continuar desmatando de acordo com suas necessidades.

O primeiro- ministro Hinds diz que a proposta de um aviso prévio sobre intenções de minerar, não busca dar à Comissão Florestal o poder de veto sobre a mineração. Mas, ao invés, siginifica permitir a comissão formas de integrar aos seus planos os desmatamentos que acompanham as ações de mineração. Na visão do primeiro ministro, com ou sem a Estratégia de Desenvolvimento de Baixo Carbono, uma maior coordenação entre exploração madeireira e mineiração era necessária, e na verdade, inevitável.

Neil Marks tem trabalhado na imprensa escrita e televisão da Guiana nos últimos 10 anos e ganhou diveros prêmios por suas reportagens sobre biodiversidade, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e saúde.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.