Reportagens

Congresso ressuscita pontos vetados por Temer nas MPs do Jamanxim

Emendas apresentadas por parlamentares a projeto de lei enviado pelo governo propõem recortar mais de 650 mil hectares de três áreas protegidas na Amazônia

Daniele Bragança · Claudio Angelo ·
11 de agosto de 2017 · 7 anos atrás
Enquanto o Congresso discute reduz a proteção da Floresta Nacional do Jamaxim, no Pará, na área protegida a invasão já é realidade. Foto: Bernardo Câmara.
Enquanto o Congresso discute reduz a proteção da Floresta Nacional do Jamaxim, no Pará, na área protegida a invasão já é realidade. Foto: Bernardo Câmara.

Não foi por falta de aviso dos ambientalistas. Deputados federais voltaram a propor, num projeto de lei enviado pelo governo, o corte de mais de 650 mil hectares de unidades de conservação na Amazônia. As propostas, na forma de emendas a um projeto de lei enviado pelo Executivo à Câmara, devolvem à estaca zero uma discussão que o governo achava que já estivesse resolvida: a da redução da Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará.

O acordo de cavalheiros entre o Executivo e o Congresso era que o presidente Michel Temer primeiro vetaria as Medidas Provisórias que diminuíam as áreas protegidas e enviaria mais tarde um projeto de lei em caráter de urgência para recortar apenas a Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, a unidade de conservação mais desmatada do país. No primeiro semestre, o Congresso havia aprovado duas MPs que, somadas, cortavam 600 mil hectares de três unidades de conservação no Pará e em Santa Catarina. Somente a Flona Jamanxim perderia 486 mil hectares.

O PL prometido, batizado 8.107, foi enviado à Câmara em julho. Ele propunha cortar 349 mil hectares do 1,3 milhão da área da Flona, além de tentar congelar o desmatamento nas propriedades que viessem a ser regularizadas na área cedida. O governo contava com um acordo com o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para aprovar o texto como estava e “pacificar” a região, palco de conflitos fundiários e de uma verdadeira guerra entre grileiros, madeireiros e o Ibama.

As emendas apresentadas pelos deputados ao projeto a ser votado no plenário da Câmara, porém, trouxeram a sensação de que já vimos esse filme. Elas voltam a ampliar a área a ser cortada da Flona do Jamanxim e incluem na redução de proteção unidades de conservação que não tem nada a ver com a história, como o Parque Nacional do Jamanxim e a Floresta Nacional de Itaituba II.

O parque perderia  31% da área de 862.895,27 para a criação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Rio Branco (101.270 hectares) e de Carapuça (102.270 hectares ou 172.460 hectares, dependendo da emenda). Outros 71 mil hectares do parque seriam incorporados à Floresta Nacional do Trairão. A Floresta Nacional Itaituba II perderia 153.130 ha transformando-se  na Área de Proteção Ambiental do Trairão.

APAs são a categoria de unidade de conservação com menor grau de proteção. Elas permitem propriedade privada, desmatamento, mineração e outros usos econômicos. A maior parte do território do Distrito Federal, por exemplo, é uma APA.

O deputado Chapadinha: corte sobre o corte. Foto: Câmara dos Deputados.
O deputado Chapadinha: corte sobre o corte. Foto: Câmara dos Deputados.

A APA de Trairão tem uma curiosidade: o deputado que propôs a emenda para sua criação, Francisco Chapadinha (PODE-PA), propôs ao mesmo tempo amputá-la já no nascimento em 28 mil hectares. A justificativa para tal desmembramento é a possibilidade, no futuro, do local ser alagado pelas Usinas Hidrelétricas de São Luiz e de Jatobá. “Desta forma evitar-se-á a sobreposição de áreas e possíveis problemas quando do licenciamento ambiental dos futuros empreendimentos”, explica o deputado.

Além de Chapadinha, propuseram emendas cortando as áreas protegidas os deputados José Priante (PMDB-PA), relator das MPs originais na Câmara, e Nílson Leitão (PSDB-MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e novo melhor amigo de infância do presidente Michel Temer. Leitão é um dos grandes responsáveis por arrebanhar os votos que salvaram o Presidente da República de ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção – e afastado. Um único parlamentar, o petista João Daniel (SE), propôs uma emenda para sustar a redução da Flona, argumentando que o PL estimularia a invasão de terras públicas e comprometeria os compromissos climáticos brasileiros.

Quase todas as emendas querem a Floresta do Jamanxim com 814 mil hectares, e não com 953,6 mil hectares, como proposto pelo governo. A APA do Jamanxim teria o tamanho do projeto aprovado pelo Congresso que foi vetado: 486 mil hectares.

Procurados, o senador Flexa Ribeiro, o deputado José Priante e o presidente do Instituto Chico Mendes, Ricardo Soavinsky, não puderam ser localizados até a conclusão deste texto.

*do Observatório do Clima. 

 

Leia Também 

Governo propõe ao Congresso cortar 350 mil hectares de floresta no Pará

Grileiros ganham meio bilhão com redução de Jamanxim

Sarney Filho resolve que destino de Jamanxim está nas mãos do ICMBio

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Claudio Angelo

    Jornalista, coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de "A Espiral da Morte – como a humanidade alterou a ...

Leia também

Reportagens
25 de junho de 2017

Sarney Filho resolve que destino de Jamanxim está nas mãos do ICMBio

Em coletiva ao lado de deputado ruralista, ministro disse que acatará decisão do órgão, mas diretor havia afirmado anteriormente que parecer seguiria o acordo que ministro fez para conseguir o veto

Notícias
14 de julho de 2017

Grileiros ganham meio bilhão com redução de Jamanxim

Por nova lei, regularização de área que poderá ser transferida a posseiros será feita por uma fração do valor de mercado

Reportagens
13 de julho de 2017

Governo propõe ao Congresso cortar 350 mil hectares de floresta no Pará

Planalto cede a pressão de ruralistas e deverá enviar nas próximas horas ao Congresso o projeto de lei retirando parte da Floresta Nacional do Jamanxim

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Ademir diz:

    Porque vcs nao vam conhecer a região antes de fazer comentários pessoas que desde 1954 estão criando suas famílias nestas terras já enterraram seus familiares nelas ainda estão sem poder ter a assistência do governo men estradas para socorrer seus doentes eles têm por isso saiam dos seus escritórios e vejam a realidade …….


  2. Coro@ado-MAO diz:

    podia aproveita a deixa e acabar logo com o InstitutoChico Mendes