Reportagens

Carrefour anuncia plataforma para boicotar carne vinculada a desmatamento ilegal

Segundo maior grupo varejista de alimentos do país vai monitorar fornecedores, mas sistema não cobre todos os elos da cadeia da pecuária

Helson França ·
26 de agosto de 2016 · 8 anos atrás
Lançamento da iniciativa do Grupo Carrefour ocorreu em Mato Grosso por conta compromissos parecidos com o governo local,para reduzir o desmate ilegal a zero. Da esquerda para a direita: Jérôme Bédier, Diretor Geral Adjunto do Grupo Carrefour; Paulo da Cunha, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Carlos Fávaro, Vice-governador de Mato Grosso; Pedro Taques, Governador de Mato Grosso; Sarney Filho, Ministro do Meio Ambiente; e Charles Desmartis,CEO do Grupo Carrefour Brasil
Lançamento da iniciativa do Grupo Carrefour ocorreu em Mato Grosso por conta compromissos parecidos com o governo local,para reduzir o desmate ilegal a zero. Da esquerda para a direita: Jérôme Bédier, Diretor Geral Adjunto do Grupo Carrefour; Paulo da Cunha, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Carlos Fávaro, Vice-governador de Mato Grosso; Pedro Taques, Governador de Mato Grosso; Sarney Filho, Ministro do Meio Ambiente; e Charles Desmartis,CEO do Grupo Carrefour Brasil

 

Cuiabá (MT) – O grupo Carrefour, segundo maior varejista de alimentos do Brasil, formalizou, nesta quinta-feira (25), o compromisso de desenvolver ações com vistas ao desmatamento zero. Uma das medidas será o bloqueio à compra da carne produzida em áreas desmatadas ilegalmente. A identificação ocorrerá através de um sistema de monitoramento que apontará produtores que burlam normas ambientais e trabalhistas como, por exemplo, produzir em terra indígena, áreas protegidas, ou utilizar trabalho análogo ao escravo.

Denominada “Pecuária Sustentável”, a plataforma foi anunciada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, sede do governo de Mato Grosso, escolhido para mostrar que o Carrefour e a atual administração do estado estão aderindo a compromissos semelhantes.

“Ficamos sabendo que o governo de Mato Grosso vem desenvolvendo ações muito parecidas com as que pretendíamos implementar. Nos reunimos com o governador Pedro Taques para saber mais detalhes e assim foi firmada a parceria e decidido que lançaríamos o programa aqui”, afirmou Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Grupo Carrefour.

Entre as ações a que ele se refere estão o Produzir, Conversar e Incluir (PCI), plano firmado pelo governo de Mato Grosso junto a ONGs e instituições públicas e privadas durante a 21ª Conferência do Clima (COP 21), ocorrida no ano passado em Paris, que pretende reduzir o desmatamento ilegal a zero até 2020, além de restaurar 2,9 milhões de hectares de florestas até 2030.

O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), criado este ano, foi lembrado por Taques como outro aliado à meta de acabar com o desmatamento ilegal. Entre as finalidades do Imac está assegurar a rastreabilidade da carne e criar um selo que garanta a qualidade do produto e conformidade com as leis.

“Em Mato Grosso, 60% (540 mil km²) do território é preservado. Podemos produzir alimento, portanto, em 40% do território. Mas não adianta só produzir muito se não conservarmos também. Temos 16 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade e em seis milhões podemos aumentar nossa produção agrícola, sem derrubar uma árvore a mais”, disse Taques.

Fatal rastrear desde o início da cadeia

O monitoramento que passa a vigorar no Grupo Carrefour atingirá 22 fornecedores de carne da rede em todo o Brasil, dos quais seis estão em território amazônico. “A iniciativa, na verdade, possui um caráter muito mais educativo do que punitivo, tendo em vista que os nossos fornecedores têm atendido aos requisitos da boa produção”, afirmou Pianez.

Segundo ele, o desafio agora é ampliar o rastreamento para a etapa inicial do processo, ou seja, para as fazendas, pequenas e grandes, que criam o bezerro e o fornecem para as propriedades onde o animal é engordado. O maior obstáculo para chegar a esse objetivo é a logística, pois são muitas as fazendas envolvidas.

Pianez também admitiu que a plataforma de monitoramento não permite que sejam detectadas práticas criminosas como a “lavagem de gado” – quando animais provenientes de áreas que burlam as leis são vendidos para fazendas legais, as quais conseguem vendê-los sem entraves aos frigoríficos.

“O monitoramento é um controle a mais que teremos, e qualquer forma de controle que possa ajudar na identificação de irregularidades já contribui para, se não resolver, minimizar o problema”, defendeu Pianez.

Para Daniel Azeredo, procurador do Ministério Público Federal do Pará só é possível ter uma pecuária livre do desmate ilegal quando conseguirmos monitorar também o comércio indireto de gado, de fazenda para fazenda
Para Daniel Azeredo, procurador do Ministério Público Federal do Pará só é possível ter uma pecuária livre do desmate ilegal quando conseguirmos monitorar também o comércio indireto de gado, de fazenda para fazenda

Daniel Azeredo, procurador do Ministério Público Federal do Pará, foi um dos principais responsáveis pela formalização de um acordo que obrigou grandes frigoríficos que atuam na Amazônia a fiscalizar desvios, como desmatamento ilegal, nas propriedades de engorda, que fornecem o gado para abate. Ele explicou que sem rastreamento junto às chamadas fazendas de cria o problema não pode ser totalmente resolvido.

“Nós só vamos ter uma pecuária livre do desmate ilegal quando conseguirmos monitorar também o comércio indireto, de fazenda para fazenda. Há algumas ferramentas que já estão sendo pensadas para permitir esse controle, como o cadastro ambiental rural. A grande questão é como fazê-lo”.

Pecuária na mira do desmate

Com 29 milhões e 230 mil cabeças de gado, Mato Grosso, único estado do país a deter em seu território três biomas distintos (Cerrado, Pantanal e Amazônia), é o possuidor do maior rebanho bovino do Brasil. Entidades ou organizações não governamentais ligadas à defesa do meio ambiente, como o Greenpeace, apontam a pecuária como a principal atividade responsável pelo desmatamento ilegal no país. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na Amazônia, 60% do total das florestas derrubadas são utilizadas como áreas de pastagem.

A representante do Greenpeace da Campanha da Amazônia, Adriana Charoux, classificou o atual índice de desmatamento na região como inaceitável, mesmo tendo caído de 20 mil km²/ano para os atuais 5 mil km²/ano. Destacou, porém, a relevância de medidas como a adotada pelo Grupo Carrefour, para atingir o objetivo de alcançar o desmatamento zero.

“Essa iniciativa do Grupo Carrefour, que segue o exemplo de outros dois gigantes varejistas (Pão de Açúcar e Walmart) mostra que esse papo de desmatamento zero não é simplesmente coisa de hippie. É um desafio que, encarado de frente, pode sim render bons frutos”, disse Charoux.

Para Daniel Azeredo, a união entre agentes públicos e privados é o único caminho. “Nenhum ator público ou privado, sozinho, consegue atuar numa questão tão complexa quanto o desmatamento. É um tema que envolve aspectos sociais, econômicos e culturais e onde se precisa de todo mundo com o mesmo objetivo, adotando ações convergentes, para ter um resultado melhor”.

O evento contou ainda com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; do Diretor Geral Adjunto do Grupo Carrefour, Jerôme Bódier e do presidente do Grupo Carrefour Brasil, Charles Desmartis.

 

 

 

Leia Também

O procurador que laçou o desmatamento

Onde cabe um boi, ôpa, cabem três ou quatro

Marcelândia: dividindo frustrações com o Ibama

 

 

 

Em direção ao desmatamento zero

Esta reportagem faz parte do projeto que busca melhorar a eficiência dos acordos da carne e da soja, realizado em parceria com o Imazon e apoio da Gordon and Betty Moore Foundation

Parceria


Apoio


 

 

 

Leia também

Reportagens
6 de julho de 2016

Marcelândia: dividindo frustrações com o Ibama

Acompanhar uma operação contra o desmatamento no município que ocupa o 2º lugar na lista do Mato Grosso é se deparar com fumaça, degradação e pouca chance de achar os culpados

Reportagens
28 de junho de 2016

Onde cabe um boi, ôpa, cabem três ou quatro

Intensificar a pecuária é uma das chaves para se chegar ao desmatamento zero na Amazônia. Projeto piloto no Mato Grosso mostra o caminho

Reportagens
2 de maio de 2016

O procurador que laçou o desmatamento

A persistência de Daniel Azeredo o levou a compreender a cadeia da pecuária no Pará e a fazer um acordo que transformou frigoríficos em guardiões da floresta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Andreia diz:

    Boa reportagem, agora é investir em conseguir acompanhar a cadeia produtiva desde o início.!
    Mas, ministro do Meio Ambiente Mendonça Filho????


    1. Daniele Bragança diz:

      Andreia, obrigada pelo aviso. Passou despercebido pela edição. Corrigimos.