Reportagens

Parceria contra o crime

Durante 15 dias, policiais federais e agentes do Ibama e da Funai aprenderam com policiais americanos técnicas de investigação para combater crimes ambientais.

Cláudio Meluzzi Mendes · Ana Antunes ·
25 de fevereiro de 2005 · 19 anos atrás

A polícia ambiental americana, U.S Fish and Wildlife Service, veio ao Brasil dividir experiências no combate a crimes ambientais com os oficiais da Divisão de Combate aos Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico (DMAPH), da Policia Federal. O curso faz parte do Projeto Drake, uma série de operações de combate ao tráfico internacional de animais e à biopirataria em onze estados brasileiros.

O tráfico de animais silvestres ocupa a terceira posição na lista das atividades ilegais mais rentáveis do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e de armas. No Brasil, os crimes relacionados ao meio ambiente estão tomando forma de crime organizado, afirma o delegado Jorge Pontes, chefe da DMAPH. Grupos com este perfil já existem no sul do Pará e um bom serviço de inteligência é a melhor arma para combatê-los.

Aprimorar as técnicas investigativas foi o principal objetivo do curso, que durou duas semanas e terminou dia 25 de fevereiro em Brasília. Do lado brasileiro participaram 30 policiais federais, dois funcionários do Ibama e um da FUNAI. Do lado americano, um perito, um agente especial e dois investigadores. Os oficiais dos dois países também discutiram técnicas de vigilância rural e urbana, administração de contatos e a otimização de investigações.

O delegado Paulo Teixeira, também da DMAPH, disse que apesar da legislação americana ser mais rígida que a brasileira é possível adaptar as técnicas ensinadas a nossa realidade. Para exemplificar a diferença, ele afirmou que alguns crimes que nos Estados Unidos podem ser penalizados com até quatro anos de cadeia, aqui podem nem levar à prisão.

Tanto o delegado Pontes quanto o delegado Teixeira consideram a legislação do Brasil complacente com os criminosos, o que frustra a ação da instituição e abala a moral dos policiais. Dr. Rick Giovengo, agente especial da US Fish and Wildlife Service, ratifica a opinião de seus colegas brasileiros mas disse que, apesar das brandas punições, a legislação brasileira é mais restritiva que a americana. Ele afirma que a legislação ambiental do Estados Unidos (Lacey Act), criada em 1900, poderia ser melhorada, mas que continua atual em seus conceitos.

Uma critica feita pelos três foi a falta de efetivo, tanto lá quanto cá. A US Fish and Wildlife Service conta com apenas 400 funcionários em todo o território americano, incluindo o Alasca e Porto Rico. Aqui, a DMAPH conta com 150 policiais em todo o país. No Brasil, toda vez que um número maior de policias é necessário, a Força Nacional de Segurança Pública faz o deslocamento de tropas.

A parceria entre Brasil e Estados Unidos é valiosa para o combate a crimes ambientais. Segundo o delegado Teixeira, muitas quadrilhas são transnacionais e investigar a ligação entre o Brasil e os países importadores das espécies contrabandeadas é essencial. Ele afirma que a atividade está crescendo por conta do retorno financeiro ser grande e as penas para os delitos leves. Tem criminoso migrando de outras atividades ilícitas para os crimes ambientais, diz ele.

A DMAPH foi criada em 2001 e em 2003 passou a contar com delegacias especializadas em todos os estados. O trabalho da divisão, no dia-a-dia, é baseado em recolhimento de informações, mas há também operações sistemáticas e treinamentos. Neste curto espaço de tempo a divisão já obteve bons resultados em operações como a “Pindorama”, na qual foram efetuada a prisão de onze pessoas acusada de contrabando de partes de animais silvestres e a apreendeu mais de mil peças; a Drake II, uma varredura nos aeroportos e rodoviárias do Brasil; a “Gnomo”, que apreendeu 10 mil metros cúbicos de mogno na Amazônia; e a “Rosa dos Ventos”, que no dia mundial do meio ambiente realiza operações de apreensão e fiscalização nos quatro cantos do país.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.