Reportagens

Agora é arranjar dinheiro

Novas áreas protegidas criadas por Lula na Amazônia valem no papel. Para funcionarem de fato precisam de recursos, e não é só com o governo que vão conseguir.

Andreia Fanzeres ·
18 de fevereiro de 2005 · 19 anos atrás

Anunciar a criação de 5 milhões de hectares de áreas protegidas na Terra do Meio até que não foi difícil. Os estudos técnicos para sua implantação vinham sendo feitos desde 2002 e todas as consultas públicas necessárias para formalizar a decisão se realizaram em dezembro. Agora, vem a parte mais complicada: colocar de pé todas as Unidades de Conservação – um Parque Nacional, uma Estação Ecológica e duas Reservas Extrativistas. O maior entrave a ser enfrentado pela área ambiental do governo é uma velha mazela do Estado brasileiro: a falta de dinheiro.

Para implementar o novo mosaico de áreas protegidas no Pará, Marco Giovanni Conde, gestor governamental do Ministério do Meio Ambiente, estima que sejam necessários 360 milhões de reais. O dinheiro será usado para fortalecer as atividades do Ibama ao longo do rio Xingu e da BR-163, o envio de 910 fiscais para a Amazônia ainda neste ano e as 140 ações do Plano de Combate ao Desmatamento. O problema é que ele ainda não existe. Conde diz que o governo conta com recursos de compensação ambiental cobrados de empreendimentos que provocam impacto na região.

Esse dinheiro não vem logo, em geral porque a dívida sempre acaba sendo contestada pelas empresas na justiça. O remédio é recorrer aos cofres do ARPA (Programa de Áreas Protegidas da Amazônia), um projeto do Ministério do Meio Ambiente que envolve um compromisso internacional do Brasil com a conservação da região em troca da captação de fundos privados para financiá-la. Os recursos provêm de doações de diversas organizações não-governamentais do país e do exterior, gerenciados pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio). Durante sua primeira fase, que vai até 2007, o ARPA pretende atender 40 unidades de conservação, inclusive as do mosaico da Terra do Meio (mapa ao lado).

O ARPA deve entrar com 86 milhões de dólares e o governo se comprometeu com uma contrapartida de 18 milhões de dólares. Com dinheiro e equipes técnicas, a Funbio deve realizar atividades sócio-ambientais e coordenar consultorias externas. As fases posteriores prevêem intensificação das atividades de sustentabilidade até que estejam efetivamente protegidos 50 milhões de hectares ao final de 10 anos de programa. O Parque Nacional do Tumucumaque (AP), criado há dois anos e meio, é um exemplo de como esse financiamento misto – envolvendo dinheiro público e privado – tem ajudado a colocar de pé Unidades de Conservação na Amazônia.

“Só com recursos do governo a gente estaria vegetando”, diz Christoph Jaster, chefe do Tumucumaque. Ele recebeu do Ibama, por exemplo, dois barcos. Mas só os cascos, sem os motores. Quem os comprou, dando-lhe os meios para se locomover nas águas que estão nos limites do Parque foi a Conservação Internacional (CI-Brasil), uma ONG de origem americana cujo braço brasileiro está baseado em Belo
Horizonte. Jaster diz que a melhor alternativa para a sobrevivência das Unidades de Conservação neste momento em que o financiamento público anda curto é correr atrás do dinheiro das ONGs internacionais. A opção do ARPA não é ruim, conta ele, mas é muito burocrática.

Se Jaster não tivesse ido buscar fontes alternativas de recursos, provavelmente o Tumucumaque ainda estaria na mesma situação de seu irmão no Amapá, o Parque Nacional do Cabo Orange. Criado há 20 anos, ele ainda não tem plano de manejo. Isso não significa que o caixa que financia as operações no Tumucumaque esteja abarrotado de dinheiro. Longe disso. Ele ainda não tem sede (a administração é na Gerência Executiva do Ibama, em Macapá) e conta com apenas um veículo, além das duas voadeiras. Com 3,8 milhões de hectares, é o maior Parque Nacional brasileiro e detém a maior floresta tropical do mundo. Para tomar conta desse colosso natural, o Ibama conta com míseros 5 analistas ambientais.

Recursos de infra-estrutura, como material de campo, escritório, computadores, GPS, bússola e rede de selva, foram obtidos via ARPA. Graças a eles e à parceria com a CI-Brasil, já foi possível fazer um reconhecimento razoável da área do Tumucumaque, através de expedições científicas por rio e por terra, sobrevôos e levantamento de pistas de pouso clandestinas. Elas são 25 e servem ao garimpo e “provavelmente a atividades ilícitas, como tráfico, contrabando e bipirataria”, diz o chefe do Parque. Enfrentar criminosos ainda não cabe no orçamento. “Há um corpo de fiscais na gerência executiva, mas não fazemos nada sem o apoio das Forças Armadas, por uma questão de segurança”, conta Jaster.

Se no Amapá, onde a pressão humana é quase nenhuma, a situação é assim, como vão se virar as reservas da Terra do Meio, zona de conflito e disputa de terras?

Ainda não se sabe, mas existir no papel já é alguma coisa. Uma pesquisa do Instituto Sócio Ambiental (ISA) mostra que a criação das áreas protegidas no Pará inibe a ação dos grileiros, já que regulariza o registro de terras. “Essas unidades mostram para o país que o lugar não está esquecido”, diz Rosely Sanches, coordenadora da pesquisa.

Colaboraram Carolina Mourão e Ana Antunes.

  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.