Reportagens

O amianto é nosso

Amianto branco foi abolido em toda a Europa, mas no Brasil a indústria do setor consegue barrar leis que tentam proibi-lo. Solução pode vir do próprio mercado.

Lorenzo Aldé ·
7 de janeiro de 2005 · 19 anos atrás

O Brasil entra em 2005 cada vez mais isolado na defesa do amianto branco (crisotila). No primeiro dia do ano, a Europa baniu oficialmente a utilização de produtos que contenham essa fibra natural, comprovadamente cancerígena. Nos últimos anos, nossos vizinhos Chile, Argentina e Uruguai tomaram a mesma decisão. Ao todo, 42 países já o aboliram, mas no Brasil o debate está paralisado, e a legislação corre o risco de retroceder.

Desde 1996 tramita no Congresso um Projeto de Lei propondo a proibição do amianto crisotila no país. Os outros tipos de amianto, mais tóxicos do que o crisotila, já foram proibidos em todo o mundo, inclusive por aqui. Além de andar a passos lentos, a Comissão Especial criada para analisar o Projeto apresentou um substitutivo em que libera “o uso controlado” do amianto crisotila e proíbe todas as matérias-primas alternativas a ele. O relator da Comissão, Ronaldo Caiado, é deputado federal por Goiás, o que explica a resistência ao texto original.

Funciona no Estado, no município de Minaçu, a maior mina de extração de amianto crisotila da América Latina. É a única mina em atividade no país, mas suas 200 mil toneladas extraídas anualmente nos colocam na terceira posição mundial entre os produtores de amianto, atrás da Rússia e do Canadá. O governador de Goiás, Marconi Perillo, deputados federais como o próprio Caiado e o empresário Sandro Mabel, e o senador Íris Rezende lideram a “bancada do crisotila”, como é conhecido o lobby político em defesa da indústria do amianto, sob argumentos econômicos, de geração de empregos e de controle das condições de trabalho. Segundo os políticos e empresários do setor, com as medidas de proteção na cadeia produtiva adotadas a partir da década de 90, o amianto crisotila não oferece riscos à saúde dos trabalhadores.

“A utilização de recursos naturais pelo homem sempre deixa seqüelas diante do desconhecimento. No passado não tomaram o devido cuidado no manuseio do amianto. O Governo de Goiás não nega a questão da agressividade do amianto crisotila, mas vê condições perfeitas do uso controlado. Vamos dispensar uma dádiva da natureza como essa?”, pergunta o geólogo Luís Fernando Magalhães, superintendente de Geologia e Mineração da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás.

Dádiva para seus defensores, o amianto branco é sinônimo de doença e morte para quem acompanha a vida de ex-trabalhadores expostos à fibra. É o caso da professora Vanda D’Acri, da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Vanda integra uma equipe de pesquisadores que desde 1986 estuda casos de asbestose (enrijecimento incurável do pulmão) e câncer associados ao amianto no Estado do Rio. Atualmente são atendidas 300 pessoas. Já foram confirmados 40 casos de asbestose e oito óbitos. “O amianto é cancerígena em qualquer medida”, garante Vanda, que questiona o argumento de que medidas protetivas aos trabalhadores eliminam o risco à saúde: “As doenças levam um longo tempo para se manifestarem, de 15 a 30 anos. Por isso não é possível afirmar, hoje, que o processo de trabalho seja seguro”.

Vanda D’Acri acusa as empresas de dificultar as inspeções e demitir trabalhadores que apresentam os primeiros sinais de dificuldade respiratória. Para Fernanda Giannasi, isto gera um problema a mais: a “invisibilidade epidemiológica” da exposição ao amianto. Fernanda é fiscal do Ministério do Trabalho e comanda a campanha pelo banimento do amianto na América Latina (Rede Ban-Asbestos). Acordos extra-judiciais são firmados entre empresas e trabalhadores, sem que haja a emissão de uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). “Os dados que conhecemos são parciais, apenas daqueles trabalhadores que não se submeteram a acordos. A Eternit reconheceu na Justiça a existência de 2.500 vítimas do amianto entre seus funcionários, mas outros 1.500 fizeram acordos por fora, e a empresa não fornece informações sobre eles, sob o argumento de sigilo médico”, diz Fernanda.

A Eternit é a maior produtora de telhas e caixas d’água do Brasil. Além dela, a cadeia produtiva do amianto envolve 215 empresas, que fabricam desde fibrocimento até freios para automóveis e produtos têxteis como forro de porta de navio, luvas industriais, roupas para bombeiros e fiações diversas.

E pesquisadores dizem que o amianto não ameaça apenas os trabalhadores que o manuseiam diretamente. “Em certa medida, toda a população está exposta aos perigos do amianto. Caixas d’água soltam fibras quando se quebram e até mesmo durante a limpeza, cortar telhas de amianto também pode gerar contaminação. Os trabalhadores da construção civil estão entre os mais expostos”, diz Vanda D’Acri, da Fiocruz. Luís Fernando Magalhães rebate: “A população não corre risco nenhum. Tecnicamente, essa hipótese está totalmente equivocada. A fibra não se desintegra. Caixa d’água e tubos de amianto o Brasil usa há 50 anos. Se tivesse perigo seria uma situação de calamidade pública”, afirma o geólogo da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás.

Outro problema grave diz respeito ao passivo ambiental deixado pelas minas já extintas, como as de Poções (BA), Jaramataia (AL), Itapira (SP) e Virgolândia (MG). A extração de amianto aproveita apenas de 5% a 10% da rocha, deixando restos do minério expostos no entorno, o que propicia seu contato com o meio ambiente, as águas, os animais e a população. Em Poções, 700 hectares foram degradados pela ação da SAMA – Mineração de Amianto S/A, entre as décadas de 1930 e 1960. Fernanda Giannasi, do Ministério do Trabalho, conta que os resíduos de amianto e dos explosivos usados na extração da rocha atingiram o lençol freático e contaminaram a única reserva de água potável da região, um açude que abastece o gado e as plantações, onde os moradores costumam tomar banho. A mudança de ph por conta dos minérios deu uma forte tonalidade verde à água. Em Jaramataia, foi aberto o centro de lazer “Paraíso da Saúde”, que apregoa as propriedades dos minérios presentes na água para tratamentos de pele, banhos regeneradores e até mesmo infertilidade.

Para reagir à má fama de seu produto, as empresas do amianto contra-atacaram em 2002 com a criação de uma ONG, o Instituto Brasileiro do Crisotila, que divulga informações e bibliografia favoráveis à exploração e uso da fibra. Também tentaram investir, em 2004, em uma campanha publicitária nacional pró-amianto, mas por três vezes seu conteúdo foi vetado pelo Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar).

Em compensação, a Justiça os tem ajudado a reverter uma série de novas legislações estaduais e municipais recentes que proíbem o amianto. Os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além de 15 municípios, aprovaram leis banindo a “fibra mortal”. Mas o Superior Tribunal Federal (STF) derrubou a proibição em São Paulo e Mato Grosso do Sul, atendendo a Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) movidas pelas empresas do amianto. Três Adins referentes aos outros estados estão sendo julgadas pelo Tribunal.

“Isto mostra que é necessário aprovar uma lei federal”, diz Fernando Gabeira, um dos autores do Projeto de Lei que tramita há mais de 8 anos no Congresso. “Em 2004 o Governo criou uma Comissão Interministerial para discutir o amianto, que é uma forma de sentar em cima do projeto”, afirma o deputado, que não crê na aprovação do banimento no Brasil. “A força dos contra-amianto é pequena. Além do mais, este Governo Federal é desenvolvimentista no pior sentido do termo. Opta sempre pelo crescimento em detrimento do meio ambiente”.

Se a classe política não se interessa em avançar num assunto que já está resolvido em meio mundo, o mercado pode acelerar o processo. O grupo francês Saint Gobain, que controlava a exploração do amianto no Brasil, anunciou que a partir de dezembro de 2004 não utiliza mais o crisotila em nenhum de seus produtos. Para isso abriu mão da exploração da mina de Minaçu e manteve apenas a empresa Brasilit no país, agora sem amianto. A Eternit, por sua vez, teve suas ações rejeitadas pelo Índice de Responsabilidade Social da Bolsa de Valores de São Paulo, que seleciona empresas modelo para incentivar o investidor individual. Gabeira acredita que esses “sinais de esgotamento” por parte do mercado devem aumentar. Ele lembra que o amianto é um produto não-renovável, e que por isso os políticos goianos deveriam mudar de postura. “Mais interessante para Goiás seria fechar a mina e pedir apoio ao Governo Federal para substituir essa matéria-prima”.

Várias alternativas à fibra do amianto são consideradas viáveis, como o PVA, o polipropileno e a lã de vidro.

  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.