Reportagens

Serra das Confusões, fera intocada

O maior cenário de caatinga do mundo é intenso. Não é qualquer um que consegue chegar neste lugar cheio de barreiras e segredos. Tampouco sair.

Carolina Mourão ·
5 de janeiro de 2005 · 19 anos atrás


Foi ano passado que dois caçadores entraram com rifles nos domínios do parque em busca de animais raros. As famílias, afinal, acionaram o Ibama, que fez o resgate. Um deles não suportou e morreu de sede. O segundo foi encontrado ao lado, gemendo. Foi ano passado também que uma ciclista morreu desidratada numa prova de resistência no parque.

Com área mais de quatro de vezes maior que a cidade de São Paulo, no Parque Nacional da Serra das Confusões amador não tem a menor chance. São 502 mil hectares – a maior extensão de caatinga do mundo, o único bioma totalmente brasileiro. Orientar-se pela vegetação, cânions e cavernas, tudo muito parecido, não é fácil nem para o sertanejo. Lampião preferiu não arriscar a ficar condenado, vagando em círculos, e optou pelo Raso da Catarina, igualmente selvagem, onde Antônio Conselheiro também conspirou.

Ao olhar menos atento, parece que a imensa zona é morta, e que de lá a vida foi banida. Mas ela explode disfarçada onde os espinhos substituem as folhas. A serra abriga mais de mil espécies animais e vegetais que sobrevivem normalmente às extremas condições, adaptadas para economizar energia. Antropólogos dizem que até a baixa estatura do homem da caatinga é resultado de uma adaptação ao ambiente – quanto menor a área onde o sol incide sobre o organismo, melhor para se movimentar e sobreviver à incerteza da falta de água, e até mesmo para andar entre os espinhos.

Nas Confusões, a onça negra, raríssima pantera brasileira, também desenvolveu seus métodos. Da cor da noite, dizem que não fita diretamente a presa para não denunciar sua presença e jamais ser notada. Que, quando ocorre um ataque, não se sabe dizer o que foi ou de onde veio, e tudo está acabado em poucos minutos. As onças parda e pintada se misturam com a vegetação rasteira, suaves e invisíveis também de dia. Santuário de outros animais em extinção como o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra, nas Confusões também vive o maior morcego das Américas, o Vampyrum spectrum, amarelo, que tem um metro de envergadura e é endêmico daquelas cavernas.

A importância desta área que está preservada é altíssima. Segundo o professor Paulo Sales, ecólogo da Universidade de Brasília, a caatinga, mais que o cerrado, é pouquíssimo estudada e está também em extinção. “Uma área deste tamanho com 4 paisagens diferentes de caatinga é um elo perdido entre o passado e o presente que vai trazer grandes surpresas científicas. Foram milhões de anos de seleção natural. Imagine o patrimônio genético deste lugar. A área também tem grande potencial econômico de pé e deve ser explorada, já de início, de forma sustentável”, ressaltou.

A paisagem da serra das Confusões é ancestral e conserva exemplares vegetais de 12 mil anos, época em que a região era úmida. Ainda hoje há lugares de água perene, como a gruta Riacho dos Bois. Lá, durante uma época do ano, no chamado inverno, o cenário torna-se mais inacreditável, tamanha contradição: atoleiros em plena caatinga.

Criado em 1998, o Parque Nacional da Serra das Confusões ainda não está aberto, porque não há infra-estrutura adequada para receber visitantes. José Wilmington Paes Landim Ribeiro, o Mitinha, filho de deputado e diretor no Ibama local, parece fazer de tudo para resolver a vida de quem se arrisca por lá, mas não encoraja os aventureiros. “A gente até desestimula as pessoas que querem vir, apesar da vontade de trazer o turista. Depois que chegam, se vêem numa situação diferente da que planejaram, sem apoio nenhum de infra nem planejamento de rotas, é desconfortável e perigoso”, afirmou. Recentemente Mitinha disponibilizou o próprio carro para fazer visitas a campo com pesquisadores da USP, que chegaram desavisados. A casa também não escapou: virou hotel base. Segundo ele, a situação do parque é muito difícil porque não há condições estruturais para fiscalizar e encaminhar os visitantes. Apenas ele faz o serviço em toda a área do parque, que por sorte tem acesso difícil. Segundo o diretor, para uma fiscalização segura e eficiente, seriam necessários no mínimo 20 fiscais divididos em 5 grupos de 4.

A Serra é quatro vezes maior do que a da Capivara, vizinha também no Piauí, e apresenta as mesmas características geomórficas, sendo provavelmente da mesma idade. Como também tem litogravuras nos paredões rochosos de grande valor histórico, científico e cultural, e por ser totalmente inexplorada, especialistas especulam que a riqueza das Confusões é comparável (senão maior) à do Parque vizinho, que já conquistou o título de Patrimônio Cultural da Humanidade por abrigar o Museu do Homem Americano e suas relíquias arqueológicas.

Os estudos de Niéde Guidón, responsável pelo Parque da Serra da Capivara, revolucionaram a teoria da ocupação humana nas américas. Niéde defende que o homem teria chegado há mais de 50 mil anos no continente, durante a última era do gelo, vindo de múltiplas rotas, já que o nível do mar estaria baixo. A teoria que vigorava até então defendia a chegada do homem há 20 mil anos. A fogueira de 40 mil anos encontrada por Niéde reforça a importância de se preservar toda a região para estudos.

Indiferente às especulações arqueológicas, a Serra das Confusões já seria um patrimônio incalculável pelo imenso domínio de caatinga intocada, e por isso mesmo o homem ainda não está preparado para ela. Nem ela para o homem. Aquilo ali não é mesmo lugar para gente.

Leia também

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.