Reportagens

Esforço inútil

Fracassou a reunião promovida pelo TRF em Porto Alegre com ambientalistas, empreiteiras e governo para discutir uma saída para a hidrelétrica de Barra Grande.

Lorenzo Aldé ·
23 de dezembro de 2004 · 19 anos atrás

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre, abrigou, no 21 de dezembro, uma audiência para discutir alternativas para o impasse da hidrelétrica de Barra Grande, cuja construção está sendo contestada na Justiça por entidades ambientalistas. Proposta pelo presidente do TRF, desembargador Vladimir Passos de Freitas, a reunião era vista como a derradeira tentativa de levar as partes a negociar. Fracassou.

Estavam presentes à sala de reunião do desembargador advogados e representantes do Ministério Público Federal, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Minas e Energia, Ibama, Rede de ONGs da Mata Atlântica, Federação das Entidades Ecologistas de Santa Catarina (Feec) e do Consórcio de empreiteiras BAESA, responsável pela hidrelétrica. Só na mesa principal, sentaram-se doze pessoas. Feita de portas abertas, a discussão durou mais de três horas e atraiu para a platéia um bom número de curiosos.

Os empreiteiros não fizeram qualquer concessão. O que os ambientalistas pediam era a realização de um estudo de viabilidade técnica que examinasse dois cenários: o primeiro, considerando a capacidade de operação da usina caso fossem poupados de derrubada os cerca de 4 mil hectares de floresta primária e em avançado estágio de regeneração; o segundo, poupando apenas a mata primária. Segundo João de Deus Medeiros, da Feec, o diretor da BAESA, Carlos Miranda, afirmou que esses estudos de cenário já haviam sido feitos. Diante disto, o desembargador propôs um prazo para que tais documentos se tornassem públicos e fossem analisados pelos ambientalistas. E sugeriu marcar nova rodada de negociações em 7 de janeiro. Pressionado, o representante do Consórcio de empreiteiras voltou atrás. “Estudo, estudo, não tem. Mas qualquer engenheiro pode afirmar que assim a obra ficaria inviável”, teria dito Miranda.

“Não houve qualquer possibilidade de negociação”, resume João de Deus. A coordenação da reunião foi elogiada pelo ambientalista. Segundo ele, o desembargador procurou sensibilizar as partes para uma conciliação, que se traduziria no aprimoramento o Termo de Compromisso firmado em setembro entre a BAESA, o Ministério Público e o Ibama. Mas a recusa dos empreiteiros de reavaliar a situação pôs tudo a perder. “Eles não querem ceder nada. Se todo conflito em torno desse projeto surgiu justamente de informações distorcidas e falsas, não podemos abrir mão de novos estudos, fidedignos”, completa.

A maior surpresa da reunião veio da participação de procuradores do Ministério Público Estadual de Vacaria (RS). Eles comunicaram que a área de influência da hidrelétrica de Barra Grande afeta um Parque naquele município, fato até então ignorado e ausente do Estudo de Impacto Ambiental do projeto.

Não bastasse isso, a importância ambiental da região aumenta a cada novo levantamento. Depois de um ano de trabalho, está chegando ao fim uma força-tarefa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente para mapear os últimos remanescentes do ecossistema Floresta de Araucárias (Floresta Ombrófila Mista). Por meio de imagens de satélite e checagens de campo, concluíram que essas florestas são ainda mais raras do que se imaginava. Em Santa Catarina, os remanescentes primários ou os secundários em avançada recuperação não chegam sequer a 1% da cobertura original (até hoje, a literatura acreditava que este índice ficava entre 2% e 3%). Sobram cerca de 45 mil hectares no estado. Cerca de 2.100 deles ameaçados pela hidrelétrica de Barra Grande.

Enquanto dura o impasse, prosseguem as ações na Justiça. Nos dois lados da fronteira, situações distintas. Enquanto no Rio Grande do Sul voltou a valer a liminar que impede a derrubada da floresta, em Santa Catarina o que vigora é uma liminar liberando o corte.

  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.