Reportagens

Procurando francas

Noventa e uma baleias francas foram registradas no primeiro vôo de monitoramento da espécie entre o Sul e o Sudeste. Nenhuma na costa do Rio de Janeiro.

Lorenzo Aldé ·
17 de setembro de 2004 · 20 anos atrás

Fotos: Projeto Baleia Franca / IWC – Brasil


As 91 baleias francas apareceram numa faixa de 400km entre o sul do Rio Grande do Sul e Garopaba, sul de Santa Catarina. Nos outros 2.100km de vôo, registrou-se a presença de apenas uma baleia na costa fluminense, da espécie bryde. A bióloga Karina Groch, que participou do vôo, acredita que a pequena incidência de baleias francas acima do litoral catarinense esta época do ano se deva à temperatura das águas.

De toda forma, não visualizar nenhuma baleia franca nos mares do Sudeste é um sinal de que o Projeto Baleia Franca precisa mesmo atuar na região. É o que afirma José Truda, fundador e coordenador do projeto. “A espécie está chegando mais longe, mas talvez em menor número do que imaginávamos”. O reforço educativo do Núcleo do Rio pode ser essencial para aumentar a população de francas no estado.

Desde 1987 (com alguns anos de interrupção) são realizados vôos mensais para observar os animais na região Sul durante a temporada de baleia francas no Brasil, que vai de julho a novembro. No estado do Rio de Janeiro, que ainda não tem muitos recursos garantidos, o monitoramento será, a princípio, anual.


A contar com o sucesso das ações de conscientização no Rio de Janeiro, o vôo de 2005 pela costa do estado começará a identificar as baleias francas que gostam de se aventurar mais para o norte e receber a famosa hospitalidade do carioca. Que só precisa de um pouco de informação para exercê-la até debaixo d’água: “O carioca não tem essa tradição de se relacionar com a fauna marinha. Precisou vir um projeto do sul para ensinar a ele que existe vida no mar”, diz Ricardo Gomes, coordenador do Projeto no Rio.

  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.