Reportagens

Drones vigiam o Parque do Cantão, no Tocantins

Numa área de florestas alagadas, de difícil acesso, dispositivos voadores não tripulados assustam pescadores ilegais e fazem censo de botos.

Fabíola Ortiz ·
7 de maio de 2015 · 9 anos atrás

Drone detecta atividade de pesca ilegal no parque do cantão. Pequeno barco de pescadores utilizando redes, o GPS ajuda a estabelecer o local exato do barco. Foto: Instituto Araguaia
Drone detecta atividade de pesca ilegal no parque do cantão. Pequeno barco de pescadores utilizando redes, o GPS ajuda a estabelecer o local exato do barco. Foto: Instituto Araguaia

Há cerca de dois anos, o Instituto Araguaia descobriu que os drones podem ajudar a monitorar áreas remotas na Amazônia. Estes veículos aéreos não tripulados e controlados por GPS ficaram famosos como ferramenta de espionagem da CIA e ataques militares furtivos. Agora, eles caíram de preço, ganharam praticidade e usos civis. Com uma câmera GoPro, estes dispositivos aéreos são capazes de alcançar 300 metros de altitude e sobrevoar áreas na mata onde o homem não consegue chegar. Os drones podem visualizar com mais detalhes espécies de botos, pirarucus ou, até mesmo, detectar a ação de caçadores ilegais.

No extremo norte da Ilha do Bananal, estado do Tocantins, correm as águas do curso médio do rio Araguaia. Lá, fica o Parque Estadual do Cantão – uma área protegida criada em 1998 e gerida pelo órgão público Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins). O parque é próximo aos municípios de Caseara e Pium, na região centro-oeste do estado.

Nesta área de 90 mil hectares, Cerrado e Amazônia se encontram. O local abriga uma floresta de igapó – vegetação submersa típica da floresta amazônica. Visualmente é uma floresta densa e alta, com arvores de até 20 metros, com copada fechada, solo arenoso e cheias de sapopembas — raízes de sustentação em forma de tripé na base das árvores, junto ao solo, que lhes dá equilíbrio. Essas árvores ficam submersas em até 9 metros de água, com copas expostas, e é justamente nessa época que florescem e dão frutos.

Durante o período seco, a paisagem do Cantão revela um mosaico de 850 lagos, que servem como berçários naturais para a reprodução de peixes. Já na temporada de chuvas, as águas do Araguaia transbordam e reconectam os lagos.

O Cantão é rico em biodiversidade, existem 55 espécies de mamíferos, 453 de aves, 301 de peixes e 63 espécies de répteis, algumas endêmicas — que só existem nesta área protegida.

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas

Uso de novas tecnologias

Movido pela dificuldade de acesso e a popularização dos drones, o Instituto Araguaia apostou na tecnologia para reforçar o monitoramento deste parque.

“Como o Cantão é uma área remota e difícil de percorrer, a nossa ideia era usar o drone para detectar invasores nos lagos. Investimos em tecnologia de ponta”, disse Silvana Campello, 56, presidente do instituto, que atua em cooperação técnica com o gestor do parque estadual.

Criado oficialmente em 2010, o Instituto Araguaia também desenvolve pesquisas científicas no interior do parque. A ONG sobrevive com recursos captados por meio de doações e parcerias com instituições internacionais como a Sociedade Zoológica de Frankfurt, o zoológico de Miami, além de editais do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e da Fundação Grupo Boticário.

Na fase piloto, a equipe do Instituto Araguaia comprou um modelo DJI Phantom, na época o mais barato e o mais simples. Acoplado a uma câmera, o Phantom, além de gravar, envia em tempo real toda a paisagem vista durante o sobrevoo. Sua limitação estava na duração da bateria: apenas 20 minutos.

Os vigias do parque

O modelo DJI Phantom decolando para mais uma operação de vigilância. Foto: Instituto Araguaia
O modelo DJI Phantom decolando para mais uma operação de vigilância. Foto: Instituto Araguaia

“divulgamos que o parque está sendo monitorado por drones, o que assusta os pescadores ilegais”

A experiência foi tão exitosa, conta Silvana, que hoje o instituto tem três drones e acabou de ganhar um quarto. Este último e mais avançado é um modelo Inspire é um quadróptero, um drone com quatro hélices, câmera integrada e com estabilizador de imagem. Transmite vídeo em tempo real Full HD, e grava em 4K, uma resolução ainda maior. E ainda tem o dobro de autonomia. Obtê-lo só foi possível porque a ONG foi um dos selecionados pelo fabricante em um concurso de imagens feitas por drones.

“Eles são os vigias do parque, a extensão dos nossos olhos e da nossa presença. O parque é uma área virgem e inacessível, devido aos seus inúmeros lagos. Hoje já divulgamos que o parque está sendo monitorado por drones, o que assusta os pescadores ilegais”, diz Silvana.

Censo de botos

Contagem de botos pelo método tradicional. Pesquisador, canoa e caderninho. Foto: Instituto Araguaia
Contagem de botos pelo método tradicional. Pesquisador, canoa e caderninho. Foto: Instituto Araguaia

Aos poucos, a equipe do instituto percebeu que, além de afugentar criminosos e inibir práticas ilegais, seria possível seguir espécies de animais. Foi aí que surgiu a ideia de fazer o primeiro censo de botos do Araguaia.

Em janeiro de 2014, o Cantão ganhou o status de lar para uma espécie nova e recém descrita, o Inia araguaiensis, no nome científico, ou boto do Araguaia. Até então, pensava-se que os botos da Bacia do Rio Amazonas eram os mesmos da Bacia do Rio Araguaia. Análises de DNA comprovaram que eram espécies distintas, mas sem que se soubesse o tamanho da população do boto descoberto.

“Vimos que poderíamos de cima acompanhar os botos nos lagos, a cada 4 ou 5 minutos eles vêm à tona respirar, pois são mamíferos aquáticos. Constatamos que o drone é mais eficiente para contá-los”, diz Silvana.

O método tradicional dos biólogos para contagem de botos é artesanal. Em uma canoa, munido de binóculo, o pesquisador anota os botos que sobem para respirar. Já com os drones, a visibilidade e o raio de abrangência se multiplica.

O próximo passo será contar quantos botos vivem no Parque do Cantão. Os drones começarão a trabalhar em junho deste ano e a pesquisa durará até o fim da estação seca, em novembro.

O censo piloto dos botos será feito diariamente em três lagos – Grande, das Ariranhas e do Estirão – onde normalmente a concentração do animal é maior. Um membro da equipe será Julia Furstenau Oliveira, pesquisadora brasileira, que está fazendo mestrado sobre boto, no Instituto Araguaia, em convênio com a Universidade de Friburgo, na Alemanha, e com a Universidade de Brasília.

Se der certo, em 2016, Silvana pretende fazer um censo de pirarucu – um dos maiores peixes de água doce do Brasil, em risco de extinção devido à pesca predatória. “A importância da preservação desses lagos é enorme, a pesca comercial está arrasando os rios da Amazônia. Como já há um declínio da pesca, os pescadores recorrem aos lagos do Araguaia”.

Video

 

*Este texto é original do blog Observatório de UCs, republicado em O Eco através de um acordo de conteúdo.

 

 

Leia também
Biólogo usa drones para investigar a floresta amazônica
Aviões-Robôs, os drones, ajudam a monitorar vida selvagem

 

 

 

  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

Leia também

Reportagens
22 de agosto de 2012

Aviões-Robôs, os drones, ajudam a monitorar vida selvagem

Veículos aéreos não tripulados estão sendo usados para acompanhar animais, fiscalizar a caça ilegal e mapear a perda de florestas.

Reportagens
22 de abril de 2015

Biólogo usa drones para investigar a floresta amazônica

Diego Mosquera usa aeronaves não pilotadas para documentar a diversidade da fauna do Parque Nacional do Yasuní, na Amazônia equatoriana.

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.