Reportagens

O melhor de ((o))eco em 2013: Reportagens (parte 2)

De norte ao Sul, fomos atrás das histórias da conservação, dos riscos que não queremos correr aos heróis que devemos celebrar.

Redação ((o))eco ·
27 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

Na segunda parte dessa retrospectiva de reportagens, veja mais um capítulo do afrouxamento das leis ambientais brasileiras, dessa vez no Tocantins; ou como uma hidrelétrica, Balbina, pode concorrer com uma termoelétrica nas emissões de gases do efeito estufa. Descubra como levar energia elétrica sustentável a pequenos vilarejos da Amazônia; ou como a Pan-Amazônia é interligada, pois um vazamento de petróleo no Equador por afetar o Peru.

 

A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 1), por Elizabeth Oliveira

Comunidades ribeirinhas da Amazônia sem fornecimento regular de energia se beneficiam com experimento de energia solar em pequena escala.

Balbina: boa de metano, ruim de energia, por Vandré Fonseca

Construída no final dos anos 80, hidrelétrica criou enorme lago, mais eficiente em emissões do efeito estufa do que na geração de energia.

Vazamento nas montanhas do Equador pode ter chegado ao Peru, por Giovanny Fabio Vera Stephanes

Rompimento de oleoduto derrama 11 mil barris de petróleo que atingem as florestas amazônicas do Equador. Peru e Brasil estão em risco.

Floresta Estadual do Amapá corre o risco de acabar, por Daniele Bragança

Grupo político ligado a empresas madeireiras e a produção de soja quer derrubar o decreto de criação desta UC que ocupa 17% do estado.

São Paulo: depois da crise, as boas intenções, por Camila Fróis

Após ser acusado de desmontar a gestão dos parques paulistas, Bruno Covas, secretário de meio ambiente do estado, divulgou novo plano.

Rio São Francisco: os peixes se foram, por Camila Frói e André Fossati

Depois de diferentes expedições, cineastas e pesquisadores testemunham as transformações drásticas de um rio que não está mais para peixes.

Maranhão: o ataque a Rebio Gurupi e às terras dos Awá Guajá, por Karina Miotto

As últimas áreas de bioma no estado estão sob intensa pressão de desmatamento, grilagem e gado. A Amazônia maranhense pode desaparecer.

Reserva Adolpho Ducke sob ameaça do crescimento urbano, por Vandré Fonseca

Pesquisadores alertam para o risco de reserva usada para pesquisas sobre Amazônia ser isolada pelo crescimento da cidade de Manaus.

Tocantins derruba licenciamento ambiental no campo, por Leilane Marinho

Passada em regime de urgência, nova lei exime atividades agrossilvipastoris de licença e cria situação que conflita com leis federais.

Estudantes ribeirinhos recebem incentivos para cuidar do lixo, por Vandré Fonseca

Projeto remunera devolução de embalagens e incentiva comunidades ribeirinhas do Amazonas a destinar de maneira correta os resíduos sólidos.

 

 

Leia também
O melhor de ((o))eco em 2013: Reportagens (parte 1)

 

 

 

Leia também

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.